Caldeira mista
As caldeiras dividem-se basicamente em três tipos: as fumotubulares, as aquotubulares e as mistas. As caldeiras fumotubulares, também denominadas de flamotubulares, constituem-se em caldeiras compostas por tubos que garantem a circulação dos gases no interior da caldeira e água no exterior dos tubos. Existem em formato vertical e horizontal, mais comum. As caldeiras aquotubulares são também compostas por tubos, porém a circulação dos gases é externa e a água passa por dentro dos tubos. As caldeiras mistas, envolvem partes fumotubulares e partes aquotubulares. Quanto às formas de sustentação, as caldeiras mistas são suspensas e auto-sustentadas.
As caldeiras, como forma de geração de vapor através da troca térmica entre água e combustível, fazendo com que a água passe do estado líquido para o gasoso, tiveram sua origem no processo industrial que apontou a necessidade de utilização do vapor ou calor em várias áreas. Sendo assim, as caldeiras foram sendo desenvolvidas e utilizadas em vários segmentos como limpeza e higienização de ambientes, fábricas de alimentos, tecelagem, usinas de álcool, entre outros.
As caldeiras mistas também conhecidas como murais, pelo formato e espaço que ocupam na residência, oferecem dois tipos de serviço residencial que garantem bastante comodidade aos seus usuários: aquecimento central e águas quentes sanitárias instantaneamente. As caldeiras mistas são encontradas no mercado em marcas e formatos diferenciados. Dependendo da caldeira, sua potência máxima é variável. São caldeiras de condensação, o que significa que aproveitam o calor liberado pelos combustíveis ao passar do estado gasoso para o líquido, reduzindo o consumo de gás e os custos finais. São instantâneas e servem para aquecimento da água. São bastante utilizadas em prédios. Possuem um sistema de micro-acumulação, permitindo que a água sanitária saia quente em poucos segundos. Características que propiciam mais economia, pois evitam o desperdício e comodidade, em função do conforto que proporcionam.
Os modelos dessas caldeiras atualmente garantem baixo ruído e o aquecimento instantâneo da água, não necessitando mais deixar a água fria aberta até o seu aquecimento, evitando com isso não só o gasto de energia, como de água também.