Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Descubra a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego – parte 1

Descubra a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego – parte 1

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 10
Comentários: 1
Descubra a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego – parte 1

Alguns artigos anteriores mencionavam dicas sobre como se preparar e se portar em uma entrevista de emprego. Esse artigo tem por finalidade esclarecer o objetivo das questões impostas pelos entrevistadores aos candidatos, entendendo o intuito dessas perguntas e se preparando para respondê-las de forma natural e verdadeira. Esse assunto é bastante delicado e exige clareza na explicação. Então, serão abordados primeiramente, questionamentos sobre a vida pessoal do candidato, mostrando a base de uma boa resposta e o objetivo por traz de cada questão. Esse é o primeiro artigo de 2 documentos tratando desse assunto.

1 - Fale sobre você.

Geralmente, essa pergunta é feita em algum momento da entrevista. A intenção dos avaliadores, ao questionar sobre isso, é verificar a capacidade do candidato em unir ideias e se concentrar nos principais itens que podem torna-lo o escolhido, além de se comunicar com liberdade e tranquilidade. Procure analisar para cada vaga, o que em seu perfil profissional e pessoal, pode impressionar os entrevistadores e mostrar que você é a pessoa certa para a vaga.

2 – Quais são seus interesses pessoais?

Essa pergunta tem o objetivo de saber, com base em suas atividades pessoais, que tipo de pessoa você é. Essa é uma boa chance para demonstrar que você se atualiza sobre as notícias do mundo, pratica esportes ou faz alguma atividade que contribui para seu aprendizado e melhoria pessoal e profissional.

3 – Quais os livros (ou filmes) que você tem lido (ou assistido) ultimamente?

Nessa questão, o entrevistador procura descobrir seu nível cultural e interesse por atividades desse tipo. Também irá pressioná-lo (com perguntas, claro) para descobrir se é verdade o que você está dizendo, pois há pessoas que não possuem o hábito de ler. Procure ler livros interessantes a seu gosto e que lhe proporcione boas mensagens e aprendizados, pois o avaliador certamente o questionará sobre o livro que você mencionar, independente de qual seja.

4 – Fale-me de seu ponto forte.

Essa é uma questão chave, onde você pode mencionar muitas coisas, porém de nada adianta mentir. Procure preparar essa questão antes de ir para a entrevista, justificando e, se possível, exemplificando seus pontos fortes.

5 – Fale-me de seus pontos negativos.

Esse item é um dos mais temidos. Há casos em que candidatos destacam alguma qualidade que é exagerada, colocando-a como ponto negativo. Isso pode não ser uma boa ideia, pois irá prejudicá-lo passando a imagem de alguém artificial. Procure mencionar que, para a vaga em questão, não se recorda de algum ponto que possa atrapalhar o seu desempenho. Em seguida, mostre seu lado humano e fale algum ponto negativo que você possui, e que seja real. Explique o que você faz para contorná-lo e tente fechar falando de alguma qualidade que o ajude nisso e seja compatível com o perfil que a vaga procura.


Lucas Souza

Título: Descubra a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego – parte 1

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 10

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    18-09-2012 às 13:12:18

    Oi Lucas, eu ainda não sabia qual era a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego, mas agora com as suas dicas algumas de minhas dúvidas foram muito bem esclarecidas. Agora, poderei aplicar tais conhecimentos em minha vida profissional, além de poder ajudar os meus amigos quando eles forem enfrentar a tensão de uma entrevista de emprego. Agora eu irei analisar todas as vagas antes de começar a falar mais sobre mim.

    ¬ Responder

Comentários - Descubra a melhor forma de responder as perguntas em entrevistas de emprego – parte 1

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios