Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Como Garantir Seu Futuro

Como Garantir Seu Futuro

Categoria: Outros
Como Garantir Seu Futuro

Lá se foi o tempo em que ir para a escola e tirar boas notas garantia um futuro brilhante. A ideia era concluir os estudos e arrumar um bom emprego para alcançar uma condição financeira estável e segura na vida. Mas hoje, a instrução superior nem sempre faz com que o indivíduo alcance o sucesso.

Historicamente, as instituições de ensino mudaram muito e é inegável que tiveram seus avanços. Modernizaram seus prédios, investiram em recursos tecnológicos instalando lousas eletrônicas e computadores.

Atualizaram também seus programas abordando mais os assuntos da atualidade, fazendo trabalhos extraclasse, objetivando uma maior integração com a família e com a sociedade. Mas, mesmo assim, não têm conseguido formar alunos preparados para terem êxito quando ultrapassam os portões da escola pela última vez em direção ao mundo.

Apesar das novidades, o que toca o essencial, ou seja, o conhecimento, continua com ênfase no velho conteúdo livresco transmitido pelo professor.

As experiências individuais dos alunos, suas necessidades e interesses não são vistos com a devida importância na construção do saber. Eles estudam durante anos disciplinas que jamais serão colocadas em prática. Com isso, a distância entre a escola e a realidade continua imensa.

Existem alunos que até gostam da escola, mas outros se sentem pressionados pelos métodos impostos e avaliações. A isto, soma-se ainda, a atitude ditatorial de alguns professores e as exigências dos pais, levando muitos estudantes a desenvolverem desde ansiedade crônica até distúrbios psicossomáticos.

Alguns chegam a desistir da escola porque se sentem enfadados pelos conteúdos com os quais não se identificam, pois pouco ou nada têm a ver com a sua vida cotidiana.

Entretanto, há os que concluem a escola, o curso universitário e se especializam ao máximo, mostram-se inteligentes e capazes, mas não conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho. Isto ocorre porque o mundo se transforma numa velocidade muito grande e a escola não o prepara com projeções para o amanhã.

Além disso, a demanda de profissionais que se qualificam é crescente e, não há mesmo condição de todos serem aproveitados e reconhecidos.

O conteúdo escolar é importante para o aluno adquirir conhecimento e se tornar instruído, alcançar um amadurecimento pessoal, tornar-se sociável e comunicativo.

Mas está faltando algo que o possibilite treinar sua mente para desenvolver seu espírito empreendedor ao invés de pensar apenas em ser um bom empregado. É dessa forma que ele vai se tornar capaz de identificar ou criar oportunidades profissionais dentro de um contexto em transformação constante.

É preciso fazer uma educação que leve ao desenvolvimento das habilidades individuais de cada um antes de utilizar métodos iguais para indivíduos diferentes na tentativa de uniformizá-los. Não há mudanças nem incertezas que paralisem uma pessoa na vida se ela desenvolver sua autonomia e criatividade.

E isto depende de sua relação dinâmica com o aprendizado, gerando flexibilidade de pensamento e raciocínio, criando condição para abrir trilhas onde não há caminho e conviver com as inovações. Só assim ela fará valer sua estadia por longos anos na escola e poderá se adaptar sempre, aos novos tempos.


Rosana Ganem Montini

Título: Como Garantir Seu Futuro

Autor: Rosana Ganem Montini (todos os textos)

Visitas: 0

407 

Comentários - Como Garantir Seu Futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios