Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Planta do tabaco

Planta do tabaco

Categoria: Outros
Visitas: 18
Planta do tabaco

O Tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum, proveniente da América e mais tarde com as viagens de Colombo, trazido para a Europa.

Esta planta, contem umas substâncias estimulantes que leva a pessoa a relaxar aquele bocado durante o intervalo do trabalho. Pode ser administrado de diversas formas; fumar é o mais comum (charuto, cigarro, cachimbo, etc…), se bem que também pode ser mastigado.

O tabaco pode ser plantado em casa, e aconselha-se a semear nos meses Maio a Julho. Esta simples planta pode render cerca de dez mil cigarros. Já reparou quantos maços de cigarros pouparia? Não é preciso colocar qualquer tipo de adubos, basta água, terra e um cantinho ao sol, como uma varanda num vaso com capacidade de 5Litros, ou num quintal para crescer melhor. A planta pode chegar a atingir os dois metros de altura com folhas compridas e largas com cerca de setenta centimentos. Após estar pronta para a colheita, coloca-se a secar e retalha-se para a sua finalidade.

Já alguma vez pensou o que está dentro daquele tabaco enrolado que compra no quiosque lá na esquina? Quando fumamos um cigarro, a combustão do tabaco leva aos pulmões através de fumo, substâncias como vapores, quando absorvidas pela corrente sanguínea, como a nicotina, substâncias irritantes, alcatrão, agentes cancerígenos, monóxido de carbono, acetona, níquel, formol, e muitas mais, estima-se ser quatro mil compostos químicos num só único cigarro.

No entanto, o consumo deste estimulante pode provocar para o ser humano riscos mortais, entre os quais cancro do pulmão, estomago, da laringe e da boca entre muitos mais cancros, doenças cardiovasculares, dificuldades respiratórias etc …, não é propriamente aconselhado o consumo, apesar de ser um processo lento o aparecimento destas doenças e o amarelo nos dentes.

Quando se começa a fumar as primeiras vezes e ainda não se é dependente deste vício, pode causar náuseas e vómitos. Normalmente o consumo de tabaco começa na adolescência, com a curiosidade de provar, experimentar com amigos, realização pessoal, tranquilizante, e quando se dá por si, já está dependente. Com a inflação dos preços do tabaco, algumas pessoas deixam de comprar em maço, para comprar em latas ou onças, de forma a combater os gastos adicionais. Existem diversas formas de fugir aos preços altos, fumando tabaco mais barato ou enrolado por si próprio.


Sandra Mendes

Título: Planta do tabaco

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 18

791 

Comentários - Planta do tabaco

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios