Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 2
Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

A antropologia é a ciência que estuda o homem enquanto espécie primata e a humanidade, ou seja, os seus símbolos e produtos culturais. Uma ciência conquistou o seu lugar evoluindo através de informações, de vivências e descrições de costumes feitos pelos que muito viajam afirmando a necessidade da pesquisa de campo e aprofundamento do conjunto de discrições etnográficas de todos os povos do mundo que vinham acumulando-se. Distingue-se da Sociologia e da Economia Política as Ciências Humanas que é uma ciência que estuda costumes e estilos de vida. A antropologia estabelece uma relação com essas ciências afirmando os seus próprios métodos e teorias de diversas procedências.

No entanto, a psicanálise pode ser descrita como um procedimento específico de psicoterapia, uma teoria da personalidade e uma teoria da cultura ou filosofia sobre a natureza humana. Segundo Freud, a psicanálise evolui num campo muito restrito. Ao princípio tinha apenas um objetivo: compreender algo da natureza além daquilo que era conhecido como doenças nervosas funcionais, com vista a ultrapassar a impotência que até então caracterizava o seu tratamento médico e tinha desde o início a expectativa de participar do desenvolvimento cultural.

Habitualmente, a Antropologia divide-se em Antropologia Cultural e Antropologia Biológica. Cada uma delas com as suas contribuições específicas para o estudo da mente e do comportamento humano.

No seu processo de construção envolveu várias correntes de pensamento, onde as contribuições da psicanálise são relevantes. Na Antropologia Cultural temos que considerar as aplicações da Antropologia às emoções, à saúde e à Psicologia onde, supostamente, a psicanálise se insere. Na Psicologia há um ramo inquestionável associado à psicanálise. Tem uma ligação interdisciplinar com o segmento da Antropologia que estuda a interação de processos culturais e mentais ou cognitivos e uma área também comum à Psicologia do desenvolvimento que também analisa a forma como se realiza a socialização dentro de um determinado grupo cultural. Esta interdisciplinaridade permite-nos compreender melhor como a cultura molda a cognição humana, a perceção, a emoção, a sexualidade, a motivação e a saúde mental.

As contribuições da Sociologia distinguem-se da Psicologia Coletiva por delimitar a morfologia do social em vez de lidar com a abstração da coletividade, ou seja, da consciência do grupo sem o seu substrato material e concreto.


Daniela Vicente

Título: Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

628 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    29-08-2014 às 13:17:41

    É de grande importância os estudos a respeito do homem e seu meio. Com o tempo, muito dos estudos descobertos sofreram mudanças nesse assunto, já que o ser humano é super complexo. A noergologia é uma ciência nova, bem fundamentada e que tem trazido um novo conceito da mente humana como algo criador, divergindo dos estudos da psicanálise de Freud! Adoro esse assunto!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 17:08:33

    Tive o privilégio de tirar a licenciatura em Antropologia no ISCTE, estando agora a caminho do mestrado. Numa altura de crise económica em que todos nos alertam para os perigos dos de ingressarmos em ciências sociais, considero que o problema reside concretamente no sistema que as considera inúteis: vivemos uma crise de valores, criada por pessoas sedentas de lucro, que são exactamente o oposto dos cientistas sociais. Somos nós, pois, que devemos lançar o alerta.

    ¬ Responder

Comentários - Antropologia e a Psicanálise - O que diz sobre nós?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios