Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Conheça o que é Bric

Conheça o que é Bric

Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 5
Conheça o que é Bric

Saiba o que é Bric e como funciona, pois ela é uma sigla criada a partir do Brasil, Rússia, Índia e China, estes países emergentes são considerados elite entre os países em desenvolvimento. Os quarto podem vir a serem grandes potências econômicas, segundo alguns economistas, foi feito um relatório que os quartos países podem chegar a ficar entre os 10, principais economia do mundo até 2050.

A China, por exemplo, já ultrapassou a Alemanha, e pode chegar ao primeiro lugar em matéria de volume do produto interno bruto, ultrapassando os Estados Unidos, nos próximos anos. Aliás, o PIB Chinês cresce, em média, 10% ao ano, muito mais que a média mundial de cerca de 4%. Há vários fatores que levam o banco de investimento a acreditar no potencial Bric, mas sem grande duvida, o grande mercado consumidor desses países é um dos pilares. Saiba que juntos somam cerca de 40% da população, segundo as projeções, até 2015, 800 milhões de consumidores desses países irão receber acima de US$ 3 mil por ano, o que significa a elevação do nível social dessas pessoas de pobre para a classe média. Além disso, cada um desses países tem potencial econômico para serem grandes lideranças em alguns setores.

Os russos têm grandes reservas de petróleo e gás natural; os brasileiros são importantes produtores agrícolas, tem grandes reservas minerais e um parque industrial diversificado; os indianos despontam como grandes profissionais em áreas tecnológicas em geral com ênfase para a informática, e os chineses, além de terem um verdadeiro exército de operários, tem investimento a fim de melhorar sua tecnologia, além de ampliar sua infa-estrutura. Com exceção do Brasil, os outros integrantes do Bric tem tido um crescimento do PIB muito maior do que o esperado. Afinal, o primeiro relatório sobre isso ajudou a abrir os olhos do resto do mundo sobre o potencial desses países. E não foram poucas as empresas que começaram a investir nesses países. Até muito site, que só existia fora, foram abertos no Brasil e China.

Mas pode outros fatores que também fazer que essa previsão não vingue afinal esses países tem problemas estruturais. Já no Brasil, falta infra-estrutura e há carga tributaria elevada, além da educação geral ser precária. A China é preocupante por causa de o regime político ser ditatorial, e da devastação ambiental e poluição elevadas, e a taxa de nascimento pequena e com isso a conseqüência de envelhecimento da população nos próximos anos vir a ser precoce. Saiba que a Índia tem uma organização social muito rígida e seus conseqüentes conflitos étnicos e a péssima infra-estrutura. A Rússia pesa pelo alto índice de criminalidade e corrupção e um baixo índice de natalidade.

Pelo menos dos quatros, os outros dois países são considerados potencialmente fortes e com um futuro promissor nos próximos anos. São eles o México e a Coréia. Porém todos eles têm desafios gigantes para chegar ao topo, além de ter que resolver problemas sociais e estruturais como no caso o Brasil, só que o Brasil só tem escola de qualidade os particulares, vamos ressaltar bem isso. Atualmente o Enem o primeiro lugar foi de um cearense, uma escola particular das mais conceituadas do estado do Ceará. Também é de ressaltar que os primeiros lugares das olimpíadas de matemática, química, e física ocorridas em vários países o 1º lugar também foi do Brasil e do mesmo estado Ceará e da mesma escola.



Waldiney Melo

Título: Conheça o que é Bric

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 2

764 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    16-08-2014 às 03:48:13

    Muito bom! Penso que a China já é a maior potência mundial, até mais superior que os EUA. Pelo menos, no que concerne a economia do país.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 21:16:56

    Já conhecia a expressão e sabia o que era, mas curiosamente há muita gente que não sabe o que é e muito menos os países que fazem parte. Parabéns ao autor pelo texto. Além de informativo está escrito de forma bastante clara e esclarecedora. parabéns.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGates

    03-12-2011 às 19:24:48

    @leticia
    China!!!

    ¬ Responder
  • Professor SoaresBianca

    10-12-2010 às 11:33:23

    Quais foram os países que promoveram olimpiadas de matematica, quimica e fisica em que o Brasil ficou com o primeiro lugar???Países africanossuponho, pois mesmo na América Latina os alunos brasileiros levam água.
    O Brasil ocupa um vergonhoso 53 lugar no PISA.
    Favor escrever os nomes dos países onde se realizaram as tais olimpiadas e quando. Obrigada.

    ¬ Responder
  • leticialeticia

    09-11-2009 às 16:14:21

    dos 4 paises do bric, qual o que tem maior potencial para crescer e ficar em primeiro dos 4?

    ¬ Responder

Comentários - Conheça o que é Bric

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios