Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ensine seu filho a lidar com o dinheiro

Ensine seu filho a lidar com o dinheiro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Comentários: 3
Ensine seu filho a lidar com o dinheiro

Para formar um adulto responsável, os pais podem desde a infância ensinar a seus filhos como lidar com dinheiro. As lições ensinadas, mesmo para as crianças menores, sobre como eles devem administrar seus ganhos vão ficar guardadas na memória e serão utilizadas no futuro. Pensando nisso, veja algumas dicas de como ensinar seu filho a lidar com o dinheiro.

Até os 5 Anos: Deixe a criança ir com você à feira, mercado ou na padaria. Fala sobre dinheiro perto dela e sobre a importância de pesquisar preços.

- Nesses locais, fale a seu filho pagar a conta e pedir troco.

- Deixe a criança acostumada a ouvir termos como: caro, barato, isso vale mais a pena, conferir conta.

- O deixe pensar: é melhor adquirir um chocolate ou dois pacotes de biscoito? Pegue produtos que tenham o mesmo valor e que façam com que a criança escolha um deles.

- Lição: Deixe que seu filho conheça e pratique a comparação de preços. Isso irá fazer com que ela entenda desde a infância o valor do dinheiro.

Dos 6 aos 14 anos:

- Comece a dar semanada, e não mesada. As crianças não tem muita noção de tempo, por isso, fazer com que elas esperem um mês para receber o dinheiro pode deixa-las desanimadas.

- Não conecte o valor a um gasto específico, como a merenda escolar. O seu filho pode escolher com o que ele deseja gastar.

- Incentive a criança a poupar. Quando ela juntar i valor do brinquedo que quer comprar leve-a a loja para comprar o produto e deixe-a vivenciar essa conquista.

- Após os 10 anos de idade os filhos já podem receber mesada. Seu valor pode aumentar, mas sem exageros.

- Não vincule a mesada à execução de tarefas domésticas e nem a notas altas na escola.
Lição: Ela aprenderá a importância de ter o próprio dinheiro e que poupar vale a pena para conseguir o que se deseja. Não observar o dinheiro somente como recompensa.

Dos 15 anos em diante:

- Os pais podem aumentar um pouco o valor da mesada. Caso ele gaste mais do que deve, é importante dialogar para definir se o valor é suficiente, mas ele não deve ser muito alto.

- Se o jovem precisar de mais dinheiro para poder passear ou comprar algo, converse sobre a real necessidade do pedido dele. Caso seja por uma justa causa, os pais podem emprestar o dinheiro para o filho e descontar das próximas mesadas.

Lição: Nesta fase ele deverá entender como funciona quando um indivíduo precisa fazer uma dívida e aprender que precisa arcar com seus acordos financeiros.


Rua Direita

Título: Ensine seu filho a lidar com o dinheiro

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

614 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Vicente SilvaVicente

    18-08-2014 às 00:03:53

    Algo muito útil e necessário começar a lidar com dinheiro desde pequeno mesmo. Brutal!

    ¬ Responder
  • Sílvia BaptistaSílvia Baptista

    26-10-2012 às 22:15:24

    Olá Daiany, muito bom o seu texto. Penso que orientar a criança sobre as finanças ajudará muito na fase adulta, quando de fato precisará lidar com o assunto.

    Um abraço!

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    17-09-2012 às 14:08:25

    Realmente, lidar com dinheiro é complicado até para os adultos. As crianças precisam saber que dinheiro não cai do céu, mas de fato elas também precisam ter a liberdade de gastar o que ganham do jeito que elas quiserem. Cabem aos pais orientá-los de forma a fazer a melhor escolha, para que não haja arrependimentos ou para que elas não gastem tudo de uma só vez.

    ¬ Responder

Comentários - Ensine seu filho a lidar com o dinheiro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios