Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

O pano de fundo em que se desenrola história do Evangelho Segundo Jesus Cristo começa na descrição da crucificação de Jesus Cristo, segundo a gravura de Albrecht Dürer, um artista excecional da conhecida Flandres. O facto de José Saramago começar esta obra com a morte de Jesus e não com o seu nascimento, evidencia, como é claro, o primeiro traço de ousadia do autor. Encarado por muitos como o lado negativo da história, mas segundo as meias verdades, a história é esta, e cada um conta como quer. Ele está avisar o leitor, de certa forma, que o seu livro vai marcar pela diferença e deve ser visto desse prisma. Contudo, acredito que José Saramago não ficou muito bem visto pela patuleia, ou seja, o povo, a plebe, o rebanho, o que quiserem chamar.

«Dürer usou toda uma simbologia para estruturar a gravura: do lado direito, os símbolos do bem: o sol, figura masculina, fonte de luz, que irradia luminosidade e calor, o Bom Ladrão, símbolo do arrependimento e de gozo celestial aguardado após a morte; do lado esquerdo, os símbolos do mal: a lua, figura feminina, fonte de escuridão, sinónimo de trevas, perversidade e apego às coisas terrenas e o Mau Ladrão, símbolo dos maus, dos que transgridem até mesmo na hora da morte, indo engrossar as hostes do diabo na outra visa».

É no segundo capítulo que José Saramago apresenta-nos José e Maria, um recente casal judeu da Galileia. Neste momento, o autor pretende demonstrar que esta madrugada é diferente, porque Jesus vai ser concebido. «José acordou em sobressalto, como se alguém, bruscamente, o tivesse sacudido pelo ombro», «Era costume, ao primeiro sinal destas alvoradas, responderem-se uns aos outros os galos da vizinhança, mas hoje ficaram calados, como se para eles a noite ainda não tivesse terminado ou mal tivesse começado.» e «José nunca vira um céu como este». Para mim, Saramago está a ironizar, e tem motivos para tal, pois são tantas as histórias maravilhosas que se contam de Jesus Cristo, que é impossível não imaginar a sua conceção como uma coisa igualmente fantástica. Esta descrição também não deve ter sido fácil de engolir.

Daniela Vicente

Título: Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Comentários - Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios