Imóveis de Arrendamento – Que Burocracia é necessária?
Para a compra de uma casa, é necessário muita burocracia, mas para um arrendamento também é necessário especial atenção.
Quer seja futuro senhorio, ou futuro inquilino, saiba o que deve verificar, obter e comprovar.
As casas têm uma identificação da mesma forma que um individuo. Tanto a nível de Finanças como a nível de Conservatória.
Se é proprietário de uma casa, dirija-se à Repartição de Finanças e solicite uma Caderneta Predial. Este documento corresponde a um Cartão de Contribuinte da casa. Lá estarão mencionadas algumas características da casa, tais como a morada completa, fração a que corresponde (corresponde sempre a uma letra), nome e contribuinte fiscal do proprietário. Se é o dono, poderá comprovar que o é na realidade e se for o futuro inquilino, poderá verificar a realidade que o seu futuro senhorio está a falar.
Vai necessitar também de uma Certidão Predial da Conservatória. Este documento equivale-se ao bilhete de identidade da casa. Aqui comprova-se que a casa não sofre de nenhum impedimento jurídico para ser alvo de arrendamento. Com toda a certeza, enquanto inquilino não quererá ser alvo de uma visita do tribunal a solicitar-lhe que saia no próprio dia.
No ato da assinatura do contrato, o proprietário deverá ser portador de certificação Energética, cuja obrigatoriedade se iniciou para transações desde o dia 01 de janeiro de 2009. Este documento avalia a suficiência energética do imóvel.
O contrato de arrendamento deverá ser elaborado por alguém com bastantes conhecimentos, mas se não quiser gastar dinheiro com um advogado, solicitador ou mediador, informe-se. Na internet pode procurar algumas minutas de contratos de arrendamento. Compare alguns e sugira á outra parte o que mais o agrada. Nunca se esqueça que um contrato deve proteger as duas partes.
Todas as partes devem ser identificadas à exaustão. O senhorio, e o inquilino, tal como o imóvel e os fiadores.
No contrato tem obrigatoriamente de incluir a duração do contrato, clausula de rescisão, valores a pagar mensalmente e a forma como o inquilino o deverá fazer.
Se sentir dificuldades, nada como contratar alguém que elabore o contrato por si. Não vá o diabo tece-las e a rentabilidade de uma casa, tornar-se um autentico pesadelo.
Também vai gostar:
Comentários ( 3 ) recentes
- Helna
17-05-2016 às 19:45:56Arrenda apartamento.Que burocracia é necessária? Posso fazer um arrendamento vitalício? tenho 70 anos
¬ Responder - Sophia
05-05-2014 às 06:20:07É preciso estar atento aos detalhes do imóvel alugado. De preferência tudo escrito no contrato e de forma mais clara possível.
¬ Responder - ALEXINALDO CORDEIRO
04-11-2009 às 00:00:45Como faço para ter detalhe de um contrato de arrendamento comercial instalações e equipamentos
¬ Responder