Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Um pouco sobre Dante Alighieri

Um pouco sobre Dante Alighieri

Categoria: Biografias
Um pouco sobre Dante Alighieri

Filho de uma ilustre família italiana.Não se sabe a verdadeira data de nascimento desse poeta.Dante definiu o idioma italiano.Naquela época a Itália era formada por vários reinos e povos,que não dividiam a mesma cultura.

Quando criança conheceu sua grande musa inspiradora.Mas terminou se casando com outra pessoa (um casamento arranjando)teve três filhos com sua esposa.

Umas das mais famosas obras de Dante,é a Divina Comédia.O significado de comédia em italiano é oposto de tragédia.O que já demonstra muito o teor dessa obra prima.O poema foi escrito em idioma toscano,muito similar ao italiano que conhecemos hoje.

O fato desse poema ter sido escrito em italiano,popularizou muito o idioma na época.E ajudou na alfabetização e liberalização do mesmo.

Dante também foi médico sem nunca se interessar de fato pela profissão.Entrou nesse ramo por ser obrigado,caso contrário não conseguiria um cargo público na sua cidade.

O poeta também foi guerreiro e lutou ao lado dos florentinos e contra a cidadela de Arezzo.Como consequência terminou sendo exilado pelo novo governador de Florença.Se fosse pego pelos soldados seria queimado vivo.Terminou seus dias exilado,sobre o poder do principado de Ravena,no mesmo ano terminou a Divina Comédia.

Em 2007, cientistas italianos tentaram recriar rosto de Dante. Acredita que um modelo oval e amarelado seja o mais similar possível de seu verdaqdeiro rosto.

Dante, como mestre da literatura universal foi usado como exemplo cultural e didático muito importante pela autora lusitana Sophia de Mello Breyner Andressen, que o usou como personagem no livreto infantil"O Cavaleiro da Dinamarca", onde é apresentado aos jovens como uma pessoa que tinha intimidade com mundos transcendentes ou que mesmo que isso não tivesse ocorrido deixou, ainda assim, uma obra prima por si mesma transcendente.

Em junho de 2008, o Comitê Cultural Florentino retirou o exílio e deu a seus herdeiros, como forma de compensar a maior honra da cidade, Il Fiorino D'Oro.

O projeto, aprovado na câmara dos vereadores de Florença,foi proposta pelo vereador Enrico Bosi, do Partido Popular da Liberdade, tendo sido aceita por apenas dois votos acima do nível mínimo, uma vez que recebeu votos contrários de muitos vereadores da não-direita, que acreditavam apenas ser uma maneira de gratificar um dos únicos herdeiros vivos de Dante, Peralvise Serego Alighieri, um agricultor e produtor de vinhos de alta qualidade.

De certa forma,tudo acabou em comédia.Uma Divina Comédia.


Gabriela Torres

Título: Um pouco sobre Dante Alighieri

Autor: Gabriela Torres (todos os textos)

Visitas: 0

634 

Comentários - Um pouco sobre Dante Alighieri

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios