Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > São Lucas - O evangelista

São Lucas - O evangelista

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Visitas: 22
São Lucas - O evangelista

São Lucas nasceu na Antioquia, segundo se diz viajou pelo Egipto e pela Grécia, tendo estas viagens servido como método de aprendizagem e tendo durante as mesmas adquirido vários conhecimentos. Seguiu a profissão de médico, é a ele que São Paulo designava como o seu médico preferido na epístola aos colossenses, “Lucas, o seu amado médico” (4.14).

São Lucas foi um médico Sírio, que além dos seus conhecimentos de medicina foi também considerado como um bom pintor. É o patrono dos médicos em muitos países entre os quais Portugal, França, Espanha, Itália entre outros. Foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, o Evangelho segundo São Lucas terá sido escrito pelo mesmo após a sua conversão à religião cristã. Seguiu uma vida de princípios religiosos, tendo-se tornado companheiro de São Paulo nas suas viagens. Durante algum tempo viveu na sua confraria, nomeadamente em Fhilippi e na sua companhia viajou para a Grécia.

Por volta do ano de 56 São Paulo enviou São Lucas e São Tito a Corinto para que o seu enaltecimento fosse feito em relação ao evangelho e que dessa forma chegasse a todas as igrejas. Segundo Santo Epifânio após o martírio de São Paulo, São Lucas pregou em Itália, na Gália, na Dalmácia e na Macedónia. O dia 18 de Outubro foi designado pela igreja como o dia de São Lucas.

São Lucas significa “aquele que se ergue ou eleva” ou “luz”. Segundo São Mateus “Vós sois a luz do mundo…” Foi segundo, alguns autores, um dos setenta e dois discípulos do Senhor. Contudo segundo São Jerónimo, São Lucas foi discípulo dos Apóstolos e não do Senhor. Durante a sua vida espalhou a palavra do Senhor, e cumpriu com o seu ofício.
A representação dos Evangelistas é feita em quatro faces – a de homem, a de leão, a de boi e a de águia. Segundo Ezequiel cada um destes animais tinha quatro faces e quatro asas.

Na opinião dos Santos Padres estes animais são a representação dos quatro Evangelistas às quais estavam atribuídas diferentes qualidades, nomeadamente e respectivamente, a Humanidade, a Paixão, a Ressurreição e a Divindade. Segundo São Jerónimo, São Mateus é representado pela face do homem, porque escreveu em particular sobre a humanidade de Cristo. São Lucas pela face do boi/touro pois aborda o sacerdócio de Cristo. O leão representa São Marcos, porque o seu trabalho assentou sobre a Ressurreição.

São João é representado pelo quarto elemento, a águia, porque ele voa mais alto ao escrever sobre a Divindade de Cristo. Segundo os evangelistas Cristo foi também estas quatro personificações, homem nascido de uma Virgem, um Boi/Touro na Paixão, um Leão na Ressurreição e uma Águia na Ascensão. Através do homem é representada a correcta atitude perante o próximo, a águia mostra a correcta atitude com Deus, o leão mostra como agiu bem consigo próprio porque foi generoso através de uma vida moralmente correcta. Pela face do boi/touro é mostrado que agiu correctamente em relação ao seu ofício nomeadamente na escrita do Evangelho.

São Lucas averbou no seu evangelho o que ouvira directamente dos apóstolos e discípulos de Jesus: "...conforme no-los transmitiram os que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra – resolvi eu também, depois de tudo ter investigado cuidadosamente desde a origem, expor-tos por escrito e pela sua ordem, ilustre Teófilo a fim que reconheças a solidez da doutrina em que fostes Instruído” (Lc 1:2-3).

São Lucas cita no seu Evangelho episódios da vida do Senhor e da Virgem Maria, facto que não se encontra em mais nenhum dos demais Evangelhos. Daí, se conclui que o autor tenha conhecido pessoalmente a Virgem Maria, e assim, chegando ao conhecimento de certos factos da infância de Jesus. Segundo uma piedosa tradição, Lucas é considerado pintor da imagem de Maria, a Virgem Mãe e da vida Mariana.

Trabalhou a vida de Cristo, desde o nascimento do mesmo até ao seu fim, tendo dado especial ênfase ao Templo e o sacrifício pelo que a representação do boi, um “animal lento de cascos fendidos, que o torna discreto e bom para ser imolado”.

Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data exacta do seu nascimento, assim como de sua morte. Segundo São Jerónimo São Lucas “Faleceu na Bitínia cheio de Espirito Santo”, supõe-se que esteja sepultado na igreja Hosios Loukas, situada na cidade de Distomo, na Beócia, Grécia, um monumento de arquitectura bizantina.


Sónia Henriques

Título: São Lucas - O evangelista

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 22

724 

Comentários - São Lucas - O evangelista

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios