Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Controle os gastos

Controle os gastos

Categoria: Vestuário
Visitas: 8
Comentários: 3
Controle os gastos

O mundo atravessa uma crise económica, que tem levado o comércio a enfrentar grandes dificuldades. Muitas das lojas anteriormente lotadas de pessoas, têm visto o número de clientes a diminuir. Perante este cenário, os investimentos em publicidade também têm decrescido. Só que para lutar contra este problema, algumas lojas têm recorrido a estratégias primárias, tais como a oferta de brindes ou as liquidações com descontos que variam entre os 20 e os 70%, de forma a atrair o consumidor. As grandes empresas têm-se preocupado em compreender o que envolve o acto de comprar, de maneira a criarem essa necessidade e consequentemente aumentarem as vendas. Aliada a estas técnicas surge agora uma nova ciência dedicada a desvendar as raízes de uma decisão tão importante como é a de gastar dinheiro, já que mais do que nunca os consumidores estão a apertar os cordões à bolsa. Uma conclusão científica veio ditar que o consumo está mais ligado às emoções do que à razão, identificando mesmo regiões cerebrais que são activadas no momento da compra. Quando a compra é impulsiva, desperta três zonas do cérebro: o hipocampo, onde a memória está armazenada e é activado quando um produto remete para uma experiência positiva do passado; o cortéx pré-frontal que é accionado no momento em que a pessoa se identifica com uma marca e o núcleo acumbens onde se registam as sensações de prazer, entrando em actividade quando a pessoa percebe estar diante de uma compra que lhe será vantajosa.

Por outro lado, quando a compra é mais racional activa duas zonas, sendo elas o cortéx insular onde são processadas as emoções negativas, ficando em alerta quando se chega à conclusão que o produto não irá oferecer uma boa relação custo-benefício e o cerebelo que é de onde parte o estímulo para se pegar num produto exposto na prateleira, mas apenas depois de se ter racionalizado o gesto.

A verdade é que tudo isto faz sentido ou não me diga que nunca se sentiu num grande impasse perante uma compra? Se há momentos em que consegue controlar a vontade de comprar aquele vestido tão caro que lhe fica maravilhosamente bem, mas que na verdade não lhe faz falta, há outras em que tudo acontece tão rápido, de forma impulsiva que nem dá conta que acabou de estourar com o crédito do seu cartão, num par de sapatos pelos quais se apaixonou à primeira vista…

Fazer compras não é mais do que um acto de saber gerir as necessidades e os gastos que pode fazer. Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Assim, para que não cometa excessos, aceite o conselho de uma consumidora assumida, e tente estabelecer limites. No início de cada mês faça as contas e defina quanto pode gastar em roupa (a maior perdição das mulheres) e depois estabeleça quanto está disposta a gastar em cada peça de vestuário. Por exemplo, só compra calças até 30 euros, camisas até 20 euros, sapatos até 40 euros… e sempre que encontrar algo que esteja acima destes valores, controle-se e não ceda. Adira a esta sugestão e depois diga-me se não lhe facilitou a vida.



Catarina Guedes Duarte

Título: Controle os gastos

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 8

607 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    09-06-2014 às 02:22:48

    Muito boa a explicação de como nosso cérebro reage em meio às compras. Nooossa, amei! É isso mesmo! Temos que nos controlar, temos que controlar nossa mente!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Horta

    09-09-2012 às 12:43:17

    Uma boa dica é estabelecer um dia para ir às compras e levar somente o dinheiro que quer gastar. Aproveite os saldos e as reduções, pois nestas alturas podemos comprar com um valor muito mais baixo que o normal. Estabelecer limites para controlar os gastos é a melhor ideia.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoleonardo

    03-03-2009 às 23:11:21

    catarina, obrigado gostei muito do teu texto. fez -me muito sentido a dica de "estabelecer limites".
    vou seguir a tua sugestão.

    ¬ Responder

Comentários - Controle os gastos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios