Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Stress e decisões: uma combinação perigosa

Stress e decisões: uma combinação perigosa

Categoria: Saúde
Comentários: 3
Stress e decisões: uma combinação perigosa

A idade contemporânea caracteriza-se pelo movimento feérico e alucinante das relações humanas, seja ao nível laboral, físico ou memo emocional. A rapidez é uma constante, presente no nosso quotidiano e é exigida de forma esmagadora nos mais diversos tipos de situações, das quais se espera que resulte uma decisão, tomada sob grande stress, obviamente. A questão é simples: será isto saudável / esperável / desejável?

Antes de apresentarmos uma resposta taxativa, devemos primeiro analisar os dois conceitos: stress e decisão. O primeiro, o stress caracteriza-se por ser uma resposta do nosso organismo a um estímulo exterior/interior desagradável e indesejado. Esta reacção orgânica constitui uma característica ancestral do corpo humano, uma vez que, outrora, enquanto animais irracionais, necessitávamos de respostas e de reflexos rápidos que nos protegessem dos predadores, por exemplo. Esta herança continua a fazer pleno sentido, uma vez que os actuais «predadores» assumiram apenas outras formas: a dor, a tristeza, a solidão, a pressão no trabalho, más condições de trabalho, más relações no seio da família, a pressão da responsabilidade – contas por pagar, dinheiro insuficiente – uma reunião, um casamento, um divórcio, enfim, a lista é imensa e ainda mais se o indivíduo habita num ambiente citadino.

Todavia, há que ressalvar que as situações enumeradas provocam geralmente quadros de stress crónico, extremamente nocivo para a saúde mental e física do paciente. Existe, no entanto, o stress ocasional que, este sim, funciona como uma resposta natural do corpo e, como tal, acaba mesmo por revelar efeitos benéficos para o ser humano, uma vez que o protege e estimula a enfrentar ou a fugir do problema, se for esse o caso.

Foquemos agora o outro conceito, a decisão ou a tomada de decisão: decisão, etimologicamente, provém do latim de – que significa parar, interromper – e caedere – que significa cortar. Portanto, decisão ou decidir significa, literalmente, parar de cortar ou, se quisermos, deixar fluir, logo, escolher, seleccionar, optar, designar, deliberar, assentar. E todos estes termos apontam para um leque de alternativas, de caminhos, que, ante a eleição de um deles como o melhor, se prevê um período de alguma reflexão e frieza de análise.

É, pois, insensato tentar-se coadunar os dois conceitos, se bem que nos dias que correm, essa seja a regra e não a excepção. No mundo laboral predominam as decisões tomadas em ambientes de grande stress, o que, segundo um estudo liderado pelo professor Nuno Sousa, docente na Universidade do Minho é improdutivo, pois a pessoa stressada tem tendência a decidir-se pela hipótese mais habitual e não pela mais favorável.

Espera-se que o mundo do trabalho mude, para bem do ser humano, sem «stresses»…


Isabel Rodrigues

Título: Stress e decisões: uma combinação perigosa

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

687 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    25-07-2014 às 04:08:25

    É verdade! Quando mais estamos estressados é quando tomamos as piores decisões de nossas vidas. É uma combinação perigosa, que pode transformar-se em algo muito ruim no dia a dia. Que possamos evitar- sempre!

    ¬ Responder
  • RaoniRaoni

    27-05-2012 às 23:22:41

    Sr(a)(s) responsável(is) por este site,

    http://www.wix.com/raocaba/oqueevida#!

    Este é o endereço do site que estou criando,
    e o meu nome é Raoni,
    Obrigado novamente pela atenção
    Raoni

    ¬ Responder
  • RaoniRaoni

    27-05-2012 às 23:13:46

    Sr(a)(s) responsável(is) por este site,

    Gostei muito desta imagem ilustrativa e gostaria de saber se eu poderia utiliza-la no meu site? De ante mão, aviso que é um seite de divulgação científica, porém, ainda esta em fase de construção, e muito provavelmente, sempre estará. Seria ótimo ter esta imagem, pois ilustra bem o homem contemporâneo. De ante mão, agradeço pela atenção

    ¬ Responder

Comentários - Stress e decisões: uma combinação perigosa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Estratégia do arco-íris

Ler próximo texto...

Tema: Serviços
Estratégia do arco-íris\"Rua
Pessoas comuns estão a descobrir novas estratégias que supostamente fazem dinheiro rápido. Mas, a verdade da questão é que, isso é quase impossível. Ao longo de sua jornada de negociação, vai experimentar algumas vitórias e derrotas. Então, vejamos uma das estratégias que irá produzir mais vitórias do que derrotas: a estratégia do arco-íris. Esta é uma estratégia muito poderosa que qualquer um pode utilizar, especialmente novatos lá fora. Se é novo no comércio de opções binárias e gostaria de ganhar dinheiro online, esta é a estratégia ideal para si.

A estratégia do arco-íris envolve um período de 6, 14 e 26 períodos, períodos de média móvel exponencial. Estes permitem filtrar os movimentos menores no mercado e dar-lhe uma visão clara da tendência.

O mercado está numa tendência alta quando o período de 6 EMA está no topo dos 14 períodos EMA e dos 26 períodos EMA. A tendência baixa ocorre quando as EMA cruzam-se. Agora, os 26 períodos EMA devem estar no topo da EMA de 14 períodos. Em tendências altas, os comerciantes devem concentrar-se principalmente em opções de compra.

Uma opção de compra pode ser acionada quando o preço para baixo remonta à EMA 14 e começa a mover-se para cima. Uma opção de venda pode ser acionada quando o preço refaz para cima, e os períodos EMA 14 começam a mover-se para baixo.

As vantagens desta estratégia é que muitos dos sinais são precisos e não requerem muita análise para fazer um bom negócio. Com a gestão de risco adequada, pode fazer desta a sua principal estratégia. Mas, antes de tomar essa decisão, saiba que existem algumas desvantagens. O preço às vezes pode ir além dos 14 períodos de EMA. Alguns comerciantes podem não saber como reagir a isso.

Além disso, mesmo se os mercados são tendências, ainda existe a possibilidade de dar sinais falsos, mas com a gestão de riscos aplicadas, esses sinais falsos não causam muito dano. Combinar esta estratégia com coisas como Fibonacci, linhas de tendência ou médias móveis podem ajudar a reduzir as chances de perdas.

Em geral, a estratégia do arco-íris é um grande indicador. Ele faz maravilhas nos mercados de tendências e é muito fácil de usar para os comerciantes de todos os níveis. No fim de contas, é apenas uma questão de fazer uma boa gestão de risco. É uma ótima estratégia para iniciantes começarem a usar e obterem vitórias, experiência e bastante dinheiro.

Pesquisar mais textos:

Jerónimo Diogo Magalhães

Título:Estratégia do arco-íris

Autor:Jerónimo Diogo Magalhães(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios