Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Mas afinal o que é isso de H1N1?

Mas afinal o que é isso de H1N1?

Categoria: Saúde
Comentários: 5
Mas afinal o que é isso de H1N1?

H1N1 é um novo subtipo de vírus da gripe que atinge os humanos. Têm genes associados ao vírus do porco, das aves e das pessoas, tendo uma combinação única.

Os sintomas são equivalentes aos da gripe sazonal, febre alta, tosse, arrepios de frio, fadiga, dores no corpo, na cabeça e na garganta, vómitos e diarreia, porém a componente gastrointestinal é muito mais acentuada.

Este vírus que está a provocar a histeria mundial pode ficar no organismo de 24 a 48 horas, até que surjam os primeiros sintomas. Propaga-se através das pessoas e pelo ar, mas sendo apenas eficaz em distâncias inferiores a um metro. A forma mais fácil de se espalhar é pelos espirros, pela tosse, pelas secreções nasais ou dos olhos. Se não se tiver cuidado e se tocar em alguma superfície contaminada e de seguida mexer nos olhos, boca ou nariz, o vírus pode-se disseminar facilmente.

Não há muito a fazer para que um humano se proteja do vírus, porém pode atenuar o contágio ao dormir o necessário, comer bem e gerir o stress, já que com isto se consegue manter o sistema imunitário de boa saúde. Além disso, deve-se também lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia. Este vírus é sensível aos medicamentos Tamiflu e Relenza, porém estes deixaram de estar à venda nas farmácias para evitar casos de auto-medicação e porque desta forma torna-se mais complicado detectar as pessoas que estejam afectadas.

Com estas substâncias, o período de duração da doença encurta, uma vez que impedem a replicação no organismo. Mas para fazer este efeito, têm que ser tomados nas primeiras 24 a 48 horas, após o surgir dos sintomas. Estima-se que o vírus não sobreviva fora do corpo mais do que algumas horas. Até agora ainda são poucos os casos de mortalidade, porém as precauções foram rapidamente accionadas pelo facto de se tratar de um novo vírus causador de gripe nos humanos, além de que ao se tratar de um organismo desconhecido, para o qual ninguém no mundo apresenta imunidade, fez temer o surgimento de uma nova pandemia. Até porque um novo vírus tem a capacidade de infectar pessoas mesmo fora do período sazonal da gripe.

A verdade é que a histeria começa a alargar-se e a corrida às farmácias já se iniciou. Mas o melhor é ter calma e não pensar muito nisso, porque se fossemos a pensar constantemente em doenças, deixaríamos de viver e passaríamos a viver prisioneiros dos nossos medos.


Catarina Guedes Duarte

Título: Mas afinal o que é isso de H1N1?

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    18-07-2014 às 23:04:03

    Muito bom esse esclarecimento. É importante sabermos o que está por trás de um vírus que nos acomete apenas no ar. Como é o caso deste, H1N1.

    ¬ Responder
  • sarasara

    01-10-2009 às 11:28:47

    eu axo qe a gripe ha e apenas mais uma gripe qe apenas demora mais tempo a corar ...

    ¬ Responder
  • ricardoricardo

    29-06-2009 às 21:33:02

    muito bom texto catarina, o principio é o principal, sobre o h1n1.

    Parabéns pela matéria,sucesso!

    Atenciosamente

    Ricardo Netto

    ¬ Responder
  • WalquiriaWalquiria

    25-06-2009 às 20:26:11

    As autoridades alegam não haver motivo para pânico.
    Mas como não temer algo que já ultrapassou fronteiras?
    Recebemos notícias todos os dias que a situação está sob controle, mas pessoas já estão morrendo decorrente da gripe A H1N1.
    Catarina, você acha que esse mal tem chances de se tornar uma pandemia?
    Obs.:Cidades já declararam situação de emergência.
    E dizem que não precisamos nos preocupar...
    Não se isso é "engraçado" ou " Desesperador"...
    Abraços

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoanonimo

    28-05-2009 às 02:15:53

    H1N1 é um virús?

    H1N1 é fatal?

    Á solução para H1N1?

    Aguardo tuas respostas catarina....

    ¬ Responder

Comentários - Mas afinal o que é isso de H1N1?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os benefícios do piso laminado

Ler próximo texto...

Tema: Materiais Construção
Os benefícios do piso laminado\"Rua
Ao se realizar uma obra, ou na renovação de ambientes, há sempre muitas opções de técnicas e tecnologias de construção civil, arquitetura e decoração a serem escolhidas da forma mais adequada ao resultado que se espera. O piso adequado ao ambiente que se está construindo ou reformando é uma questão bastante relevante para o sucesso do empreendimento e para o bem-estar dos usuários.

Os tipos de pavimentos ou assoalhos ou revestimentos são diversificados e para cada tipo de ambiente, construção e gosto pessoal há um mais adequado. Pelos inúmeros benefícios que tem apresentado, o piso laminado tem sido bastante escolhido como revestimento nos ambientes modernos. Ele é composto por quatro camadas, feitas de fibras de madeira de alta densidade, lâminas de celulose, lâminas decorativas e filme cristalino de celulose, colados diretamente ao chão. Essa composição garante estabilidade, beleza, resistência, facilitando a limpeza. Somente com estes argumentos já se pode notar as vantagens desse tipo de piso, contudo ainda existem outras.

Os pisos laminados custam menos que os pisos de madeira, seu substrato é ecologicamente correto, já que as madeiras utilizadas na composição desse piso provêm de florestas certificadas e possui fácil instalação, sem a necessidade de pregá-lo ao chão. Além disso, os pisos laminados não precisam de envernizamento como os pisos de madeira que causam mau cheiro e sujeira. Os pisos laminados são mais resistentes que os pisos de madeira devido a sua alta pressão. A superfície dos pisos laminados de alto tráfego contém papel decorativo que garante diversas possibilidades de estampas e combinações.

Existem, portanto, dois tipos distintos de pisos laminados. Os pisos laminados de madeira têm em sua composição madeira natural e são revestidos com verniz. São indicados para ambientes residenciais e menos movimentados. Os pisos laminados de alto tráfego são compostos por madeiras de alta densidade cobertas por papel decorativo. São mais resistentes e, em virtude disso, indicados para ambientes de grande circulação. Podem estar em ambientes residenciais, porém para ambientes comerciais é o ideal.

Os pisos laminados são resistentes à luz do sol, a riscos e a manchas. São práticos devido à diversificada opção de padrões e funcionais devido à facilidade de limpá-lo. Acomodam-se perfeitamente em qualquer ambiente, proporcionando fácil decoração. Entretanto, medidas para mantê-lo em bom estado por mais tempo (apesar da sua alta durabilidade) devem ser tomadas. Colocar proteção na entrada das portas evita a instalação de sujeira e pedras. Forrar móveis e peças decorativas, que entrem em contato com o piso, é recomendado, a fim de não marcá-lo. Esses forros podem ser feitos com tecidos felpudos ou recortes em feltro. Forrar os móveis ao movimentá-los é apropriado para não riscar o piso. Salto alto fino com base metálica também marca esse tipo de piso. Evitar molhar em demasia o piso é necessário, pois caso contrário pode haver o inchamento do piso. Deve-se mantê-lo sempre seco.

Esse tipo de piso também tem a vantagem de não carregar cupins, contudo é preciso verificar as condições de presença desses insetos. Ambientes com cupins requerem a desintetização prévia.

Pesquisar mais textos:

Rosana Fernandes

Título:Os benefícios do piso laminado

Autor:Rosana Fernandes(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    12-05-2014 às 12:45:43

    O piso laminado é muito bom, sua durabilidade é de quase 40 anos e são mais fáceis de manter.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • silvana 22-02-2014 às 18:17:44

    o piso laminada tem durabilidade de quantos anosposso passar pano umido no piso loaminado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios