Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 18
Comentários: 7
Dicas para relaxar os músculos do pescoço

O pescoço é uma região especialmente atreita a tensões musculares. As dores podem advir por diversos motivos, sendo que os principais dizem respeito a má postura, estar muito tempo na mesma posição, esforços físicos desacertados, usar sapatos demasiado altos diariamente, dormir num colchão excessivamente macio, pegar em pesos, falta de exercício físico, traumatismos, doenças ósseas, musculares ou articulares, ou a combinação de alguns destes fatores. O acumular do stress, uma sobrecarga emocional bastante forte ou alterações no estado nervoso são outras hipotéticas razões a considerar. Se, no entanto, o médico já rejeitou estas e/ou outras possibilidades e as dores no pescoço decorrem de tensões quotidianas, há dicas que podem ajudar a manter o pescoço mais relaxado e, por conseguinte, menos doloroso.

O calor atenua imensamente os padecimentos no pescoço. Aplicando um saco de água quente ou uma toalha de água quente (espremida) no local da afeção durante 15 minutos, os efeitos benéficos não se farão esperar. Existem, de igual modo, exercícios simples que aliviam o desconforto e as dores. Por exemplo, comprimir o queixo e inclinar a cabeça para a frente e para baixo. Aguentar nesta posição por alguns segundos e, posteriormente, puxar a cabeça para trás o máximo possível. Se não surtir um resultado imediato, repete-se o procedimento. Outro movimento consta de deixar cair a cabeça para um dos lados, muito suavemente, até tocar no ombro, fazendo-se o mesmo para o outro lado, insistindo até experimentar melhoras. Outra opção é inclinar-se a cabeça ligeiramente para a frente, girando o pescoço para um lado e para o outro, como que desenhando círculos no ar. Este meneio pode ir aumentando de rapidez sem, contudo, esforçar exageradamente o pescoço nem a cabeça.

A fisioterapia, com recurso a massagens, calor e técnicas específicas, coadjuva, identicamente, o relaxamento da zona do pescoço, à semelhança do que acontece com a escolha da almofada certa (uma que não deixe a cabeça muito acima ou muito abaixo da linha da coluna) e/ou de um rolo próprio, que preencha a curvatura entre o pescoço e as costas.

Entretanto, há manter a coluna o mais direita possível, fazer pequenas pausas no trabalho (alternando períodos em que se está sentado(a) com pequenas caminhadas e os exercícios supra descritos ou outros), tomar banho de água quente (uma vez que a fria origina uma contração súbita da musculatura cervical), não ficar muito tempo com a cabeça baixa ou inclinada para trás, levantar objetos fletindo os joelhos e esticando as pernas (para que sejam elas a fazer a força em vez da coluna), corrigir hábitos de postura, fortalecer e tonificar músculos debilitados e recorrer a técnicas de relaxamento (yoga, …), para mitigar o excesso de tensão acumulado no pescoço.

De salientar que um pescoço saudável não dói nem ostenta quaisquer dificuldades que estorvem os movimentos naturais, pelo que havendo estes problemas, sobretudo se acompanhados de tonturas ou dores de cabeça intensas, deve consultar-se um médico sem demora.


Maria Bijóias

Título: Dicas para relaxar os músculos do pescoço

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 18

809 

Imagem por: numberstumper

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Claudio Manoel Ferreira

    11-05-2014 às 03:49:36

    Estou com dor no pescoço do lado direito a cerca de 3 meses. Fiz raio X e deu tudo normal coloquei compressa de água quente faço exercícios de alongamento, e nada melhora. Esta dor é mais intensa quando levanto. Que devo fazer para me livrar deste incomodo?

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    12-05-2014 às 03:00:12

    Olá, a razão que normalmente ocorre para sentir essa dor no pescoço é pela má postura, então, avalie como você tem dormido, o tipo de colchão e a posição. O recomendável é dormir de lado, com uma almofada que mantenha o alinhamento da sua cabeça com o seu corpo, e um outro travesseiro para ficar entre o seu tronco e as pernas. Caso persistam as dores procure um médico especialista e faça novos exames.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJéferson

    04-01-2014 às 03:17:36

    Mile, neste caso você ja tem o agente causador, procure diminuir stress sozinho, a segunda opção é procurar ajuda com psicólogo cognitivo-comportamental e a terceira opção é um psiquiatra.

    ¬ Responder
  • luiz antonio

    25-11-2012 às 00:24:31

    to com um carosso no pescosso

    uqui devo fazer

    ¬ Responder
  • ana

    20-07-2013 às 16:12:55

    deverá consultar um medico, para lhe solicitar os exames necessários , ecografia , tac e talvez tenha que fazer biopsia .

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoJeferson

    04-01-2014 às 03:18:40

    procure médico de cabeça e pescoço

    ¬ Responder
  • MileMile

    29-09-2011 às 01:22:41

    E quando a dor no músculo do pescoço é causado por stress o que fazer

    ¬ Responder

Comentários - Dicas para relaxar os músculos do pescoço

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: numberstumper

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios