Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Doença Bipolar - conheça-a melhor

Doença Bipolar - conheça-a melhor

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Doença Bipolar - conheça-a melhor

A doença bipolar é uma condição de vida que pode afetar tanto aquilo que sente como o seu modo de agir. É um transtorno de humor causado por desequilíbrios químicos no cérebro que podem resultar em oscilações extremas de humor desde ótimos humores maníacos até aos mínimos depressivos.

Para ser diagnosticado um transtorno bipolar deve ter experimentado um período de alta (mania). A mania bipolar é descrita como um "alto extremo", ou sentir-se invulgarmente fantástico. A maioria das pessoas com transtorno bipolar já estão doentes ou têm uma experiência sintomática de mau humor mais vezes do que de bom humor.

Esses momentos de mau humor são conhecidos como depressão bipolar. A boa notícia é que existem opções clinicamente comprovadas para o tratamento da doença bipolar disponíveis que podem ajudar. O seu médico pode ajudá-lo a encontrar um plano de tratamento que funciona para si. Para ajudar a preparar-se para a sua próxima visita ao médico, saiba quais as perguntas a fazer ao seu médico.

Se você ainda está a viver com os sintomas da doença bipolar, você deve saber que muitas pessoas com a doença são capazes de gerir os seus sintomas. Sentir-se melhor muitas vezes envolve uma combinação de educação, medicação e terapia, incluindo a psicoterapia, ou "terapia da conversa." Há uma série de diferentes medicamentos que têm mostrado ser eficazes em pessoas com a doença bipolar.

Alguns dos objetivos do tratamento de transtorno bipolar são a redução dos sintomas de episódios depressivos; Reduzir os sintomas de episódios maníacos; Reduzir a probabilidade de futuros episódios de recaída; Reduzir a gravidade da doença; e Prestar assistência e apoio a pacientes e familiares.

A psicoterapia (também chamada de terapia da conversa) pode tornar mais fácil para os pacientes e as famílias lidar melhor com pensamentos perturbadores, sentimentos e comportamentos associados com o transtorno bipolar. A terapia da conversa centra-se em vários aspetos importantes da gestão da doença bipolar, incluindo: Reconhecimento e tratamento de episódios recorrentes de humor; Gestão de stress, problemas interpessoais / família, e regularidade das atividades diárias; e Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas.

A Psicoterapia pode ser usada em combinação com medicamentos e outras formas de tratamento. Saiba mais sobre a vida com a doença bipolar e saiba lidar com um problema que pode ser seu ou de alguém próximo de si.


Rua Direita

Título: Doença Bipolar - conheça-a melhor

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

613 

Comentários - Doença Bipolar - conheça-a melhor

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios