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Afiação de ferramentas e serras

Categoria: Ferramentas
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Comentários: 2
Afiação de ferramentas e serras

Muitos dos trabalhos que executamos, precisamos fazer uso de ferramentas, se fossemos listar todas as ferramentas que usamos diáriamente começaria pela faca de cozinha, sei que é um utensílio doméstico mas, imagine uma faca cega; é horrível querer cortar uma carne e ao invés da carne cortar os dedos, sem dizer a força que se emprega para o corte. Pois é, quem já passou por isso sabe bem como é. Imagine isso acontecer com ferramentas e serras, ao tentar cortar um piso, lá está uma máquina que não corta, vai usar a serra e nada de corte, é o suficiente para atrasar e irritar qualquer um.

Na execução de um trabalho que requer o uso de serras e ferramentas, é imprescindível estar com a afiação em dia, melhor dizendo; antes de executar qualquer trabalho é preciso testar o equipamento.

Manter uma ferramenta afiada e lubrificada aumenta a durabilidade, uma vez que quando a ferramenta está funcionando conforme o esperado, não há necessidade de empregar força mais que o necessário, acreditando-se que com isso irá compensar o pouco corte que a ferramenta dispõe.

Algumas ferramentas são consideradas como ferramentas de cortes especiais como por exemplo as brocas de metal duro, as brocas e brochas helicoidais, a reafiação é usada também na recuperação de ferramentas.

Ferramentas e serras sofrem desgastes com o tempo de utilização, se não estiverem devidamente afiadas, sofrem deformações, trincas e aquecimentos. Para cada ferramenta e serra tem um tipo de rebolo usado em cada máquina afiadora. A afiação de ferramentas e serras devem ser realizadas periódicamente, as ferramentas e serras das grandes indústrias são afiadas dentro da própria indústria em um setor exclusivo para afiação. No setor industrial, a afiação faz parte do controle de segurança no trabalho, já que uma ferramenta cega pode causar acidentes, além de trincar.

O amigo leitor talvez esteja pensando: Todo mundo sabe que para fazer uso de serras ou ferramentas, se não estiverem afiadas, não há como executar o trabalho.

Sim, é evidente que o desempenho de uma serra ou uma ferramenta cega é péssimo além de causar danos, até mesmo os que eventualmente usam tais ferramentas deveriam saber disso mas, falar em afiação é mais que falar algo que se sabe é, sem nenhuma pretensão de ensino, abordar um tema que muitas das vezes, só lembramos de fazer a afiação no momento do uso e, pode acontecer que ao emprestar a um amigo, a ferramenta volte sem corte, por tanto, lembrar de verificar a afiação nunca é demais.


Sílvia Baptista

Título: Afiação de ferramentas e serras

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 10

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Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEu Mesmo

    05-04-2013 às 19:16:25

    Essa "Faca 'S'ega" no seu texto doeu a vista e ofendeu o português colega! Arruma isso que não tá legal!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    02-05-2014 às 21:43:05

    A Rua Direita agradece a observação e afirma que já foi corrigido no texto. Obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - Afiação de ferramentas e serras

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Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

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Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

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Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

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