Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Ferramentas > Evolução das ferramentas agrícolas

Evolução das ferramentas agrícolas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Ferramentas
Visitas: 653
Comentários: 9
Evolução das ferramentas agrícolas

Do princípio da agricultura até os dias atuais, o homem utiliza várias ferramentas que torna fácil o trabalho no campo. Muitos instrumentos rudimentares ainda são utilizados hoje, pois são simples de usar, fáceis de obter e custam relativamente pouco ao lavrador.

Os primeiros instrumentos agrícolas eram rudimentares, feitos de pedra, madeira, chifre ou osso. Alguns vestígios encontrados em sítios arqueológicos revelaram que os primeiros agricultores da Europa utilizavam enxadões de pedra e os incas enterravam os grãos de milho com um pau comprido.

Ha mais de 1200 anos A.C. os assírios, descobriram o ferro e isso levou a produção dos instrumentos agrícolas e de armas de guerra feitos de metais, possibilitando ainda mais o avanço da agricultura.

O uso de instrumentos agrícolas teve em algumas regiões, sobretudo de difícil acesso, uma lenta evolução, sendo freqüente o uso de instrumentos rudimentares em zonas rurais onde é muito simples a plantação, a colheita dos produtos agrícolas ou a criação de animais. As respetivas populações não sentiam necessidade de recorrerem a culturas mais trabalhosas, como é o caso dos cereais, e não aderiram facilmente à atividade agrícola. Esta situação teve inevitáveis efeitos na dinâmica do seu desenvolvimento.

Até ao século XVIII, os instrumentos básicos não receberam grandes melhorias. O feito mais importante foi substituir componentes de maneira por metais.

A invenção da enxada possibilitou o aumento da produção, a melhoria da produtividade nos campos, revolucionou a vida rural das populações e as condições de vida dos camponeses. As primeiras enxadas eram de pedra polida ou de madeira. Com o aparecimento dos metais foi possível um grande avanço na agricultura. Entre os instrumentos de trabalho mais usados na agricultura podem citar-se os primeiros arados, grades constituídas por uma tábua da qual saíam pregos, os tonéis, pipas e cubas para o vinho e o azeite, os cabos da foice, da enxada e do martelo.

O ancinho ou rastelo é composto de uma placa de metal com dentes e fixada a um cabo. Serve para juntar e empilhar palha ou capim. O forcado tem formato semelhante ao de um garfo e em geral é munido de três dentes, mais longos e pontiagudos do que os do rastelo.

Como instrumentos de corte se empregam o facão, a foice, de cabo curto e lâmina curva apropriada para cortar o capim, e o alfanje, similar à foice, porém com o cabo mais comprido, possibilitando o corte bem próximo ao chão.


Cláudio Júnior

Título: Evolução das ferramentas agrícolas

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 653

807 

Imagem por: Unhindered by Talent

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Cirle

    25-02-2015 às 11:26:34

    AMEI! minha criação de escravos pesquisaram e eu achei espectacular! PARABÉNS, sei bem como é difícil trabalhar com essas ferramentas por esse motivo nunca vou dar uma ferramenta que seja mais fácil de manusear

    ¬ Responder
  • maria luiza

    22-07-2014 às 14:49:43

    bom mas precisa de mais fotos

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 18:51:40

    Muito bom o seu texto, Cláudio! Parabéns!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Mariana

    03-03-2014 às 17:51:24

    Eu acho esse site bom mas falta imagem mas mesmo assim foi útil para o meu trabalho.

    obg!

    ¬ Responder
  • rafael m colombellirafael m colombelli

    04-07-2012 às 14:27:01

    mais ou menos podiam ponhar fotos

    ¬ Responder
  • felipe

    06-03-2014 às 00:29:39

    bom

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFilipa Alves

    17-05-2012 às 12:22:08

    Deveriam ser mais específicos , nas informações que dão , daí essas informações serem úteis , obrigada .

    ¬ Responder
  • maria claramaria clara

    10-04-2012 às 02:00:28

    odiei esse site

    ¬ Responder
  • mariomario

    23-03-2012 às 11:11:50

    falta trator bando de burro

    ¬ Responder

Comentários - Evolução das ferramentas agrícolas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios