Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Comentários: 1
A Catedral de Notre Dame

A Catedral de Notre Dame em Paris é a mais sumptuosa igreja, construída em toda a era gótica.
Não haja dúvida que a arte gótica é de uma rara beleza, muito exótica, caracterizada por rendilhados muito bonitos, esculturas, colunas e vitrais raros.

A igreja catedral de Nossa Senhora, conhecida por categdral de Notre Dame, ergue-se na Ile de la cité, local préviamente ocupado por duas antigas igrejas, dedicadas a Santo Estêvão e a Santa Maria, cujas origens remontam ao século V.

Contudo, a construção desta igreja iniciou-se só no século XII , tornando-se um modelo para as catedrais góticas da Europa.

O seu tamanho parece muito maior do que é, devido às suas naves laterais duplas e capelas laterais . As suas torres de modelo ocidental contêm enormes portais altamente decorados, com detalhes esculturais.

O que distingue esta catedral é o fato de ter uma distinta flexa de madeira e chumbo, em vez de uma torre central. Os telhados são compostos por 1.326 placas de chumbo, que pesam cerca de 200 toneladas.

Ela é tão conhecida e bela que desde sempre foi visitada por imensos peregrinos, que aí afluíam a fim de ver a milagrosa imagem de Santa Maria, o santuário e São Marcelo.
Durante a revolução Francesa foi demolida, tendo sido profundamente restaurada pelo arquiteto Viollet-le-Duc, que lhe imprimiu a imagem atual.

A sua excepcional beleza distinguíu-a sempre das outras, da mesma época e contuinua a ser ainda hoje associada ao romance de Vitor Hugo, chamado "o Corcunda de Notre Dame".
Apesar do seu interesse turístico , é também uma igreja funcional, com um design muito bonito.

Além de local turístico, é um templo religioso, e ainda a igreja-mãe de uma diocese, e um centro de peregrinação.

O seu interior alberga um tesouro, coro, estátua de Santa Maria, galo de cobre, altar e naves laterais.
Uma distintivo primordial é que catedral recebe a coroa de espinhos de Cristo, que Napoleão ofereceu. Ainda hoje é exibida, sempre na primeira sexta-feira do mês, o que faz com que ocorra muito mais gente afim de assistir.

Além de ter uma grande importância a nível arquitetónico, o seu interior é riquíssimo e decorado com famosos vitrais medievais.

Foi ainda considerada o primeiro templo da razão, onde o ser supremo de robespierre foi adorado. Isto porque, antigamente o napoleão era adorado com um ser superior e supremo.


Pedro gil Ferreira

Título: A Catedral de Notre Dame

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

669 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    17-09-2012 às 20:36:54

    eu já fui à catedral de Notre Dame, em Paris, no ano passado, eu fiquei muito contente por ter visto aquele ícone do gótico parisiense. e foi muito engraçado estar numa ilha no meio de Paris, rodeada pelos lados pelo rio. por fora, o edifício parece maior do que o interior ao que temos acessos, fiquei um pouco desiludida com o interior. gostei, contudo, dos espectáculos com uma índole religiosa. parabéns pelo seu texto.

    ¬ Responder

Comentários - A Catedral de Notre Dame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios