Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Crianças com excesso de peso

Crianças com excesso de peso

Categoria: Saúde
Crianças com excesso de peso

É cada vez mais comum encontrar miúdos que ostentam, em maior ou menor grau, um volume corpóreo notoriamente acima do que seria recomendável e saudável. Alguns apresentam, inclusive, dificuldade em mexer-se e são, amiúde, gozados pelos outros.

As consequências para a saúde de ter um peso superior ao desejável parecem estafadas e sobejamente explanadas, mas talvez não seja demais relembrar que no caso das crianças existe uma possibilidade real de diminuição da esperança de vida, podendo até vir a morrer antes dos próprios pais. Também é sabido que a hipertensão arterial, a diabetes e outras doenças que antigamente se contraíam a partir de certa idade, hoje afectam milhares de catraios.

Para se aferir se uma criança é ou não obesa, faz-se um rastreio de IMC (Índice de Massa Corporal), que estatui a proporção entre o peso e a altura, através da fórmula: IMC= Peso (em quilos) / (Altura x Altura – em metros). Regra geral, até há pouco tempo, achava-se muita graça a um pirralho anafadinho, e ainda hoje se lhe chama gordinho, forte, mas jamais obeso! Os valores de referência estão inscritos numa tabela apropriada e servem de comparação. Em fases de crescimento activo, quando há um mensurável e brusco aumento da estatura, uma demasia esbatida no peso não comporta grande gravidade, já que evitando o seu incremento é possível normalizar o IMC.

Em determinadas situações, em que se verifica apenas um ligeiro excesso de peso, é suficiente aumentar a actividade física para o estabilizar ou fazer diminuir. Noutras, porém, a actividade física não tem um espaço diário, ao contrário dos maus hábitos alimentares. Deste modo, as calorias ingeridas suplantam largamente as necessidades e os gastos energéticos da criança. E, se as calorias que entram pela boca são superiores às que o organismo consegue consumir, então há que comer menos e queimar mais, para reduzir o desequilíbrio energético.

Um dos segredos pode ser optar por não ter em casa batatas fritas, aperitivos salgados e cheios de gordura, que normalmente “pedem” bebidas açucaradas, chocolates, gomas e outras tentações que os pequenos costumam levar para o sofá e vão debicando diante da televisão, geralmente fora de horas, e que não lhes trazem benefício nenhum. Ao invés, todos os ingredientes perniciosos que contêm vão ficar a “repousar” no sedentarismo, que também tem uma importante palavra a dizer.

Os pais são os educadores por excelência e, para educar, têm, antes de mais, de dar o exemplo!



Maria Bijóias

Título: Crianças com excesso de peso

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Comentários - Crianças com excesso de peso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios