Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Estrutura de um texto expositivo - aprenda!

Estrutura de um texto expositivo - aprenda!

Categoria: Outros
Visitas: 116
Estrutura de um texto expositivo - aprenda!

Um texto expositivo comum, contendo cerca de 5 parágrafos (introdução, desenvolvimento – 3 - e conclusão), implica que dedique algum tempo à sua preparação. Existe um estrutura, mais ou menos rígida, que sendo respeitada, garantirá já algum sucesso ao texto que escrever. É claro que conteúdo, sintaxe, semântica, ortografia e outros contribuirão finalmente para um texto coeso (estrutura) e coerente (significado).

Assim, deverá, em primeira instância, iniciar a preparação do texto. Para tal, deverá selecionar um tema apelativo, pelo qual se interesse verdadeiramente e que pense que pode vir a interessar o seu público. Deverá, depois, tomar nota de ideias relacionadas com esse mesmo tema. Poderá, por exemplo, numa folha de papel, escrever uma lista das ideias principais que poderá vir a desenvolver dentro do tema sobre o qual deseja escrever. Depois de concluída, poderá agrupá-las por macro-ideias, que depois ocuparão os parágrafos do desenvolvimento do texto. Antes ainda de iniciar a redação do texto, leia um pouco sobre o tema a expor, seja em livros, sites de internet, documentários, filmes, audiogramas, etc. Já sabe, quanto mais conhecimento acumular, também mais facilmente conseguirá escrever.

Numa segunda fase, escreva o título e a introdução. O título deve ser claro, contextualizante e apelativo; ou seja, deve ter a ver com o tema e, em simultâneo, deve convidar o leitor para o texto. Relativamente à introdução, esta deve conter um resumo daquilo que se propõe escrever e defender. Se vai escrever sobre animais em risco de extinção, então essa informação tem de figurar na introdução. Poderá aqui imprimir um cunho pessoal, de forma a que o leitor entenda qual a sua posição em relação ao tema que se propõe tratar.

Em terceiro lugar, avançamos para o desenvolvimento. Aqui, poderá fazer uso das tais macro-ideias acima referidas e dispô-las por parágrafo (se tiver três, então um desenvolvimento com três parágrafos é perfeitamente aceitável). Cada parágrafo deverá ser iniciado com uma frase apelativa e esclarecedora relativamente à ideia que pretende apresentar. Aqui, pode e deve apresentar pontos de vista diferentes, que avivem a troca de impressões com o leitor. Obviamente que o leitor acabará por pressentir a sua perspetiva, a partir da forma como escreve.

Por fim, mas não menos importante, a conclusão do texto. Nesta fase, poderá iniciar o derradeiro parágrafo com expressões como: finalmente, concluindo, para concluir, por fim, em jeito de remate, para finalizar, entre outras. Pode reforçar as ideias principais, revê-las e convidar o leitor à reflexão ou à pesquisa mais aprofundada do tema, deixando questões em aberto, por exemplo. Pode também concluir assertivamente relativamente ao tópico que enunciou.
Pegue, pois, na caneta e dedique-se à magia da escrita!


Isabel Rodrigues

Título: Estrutura de um texto expositivo - aprenda!

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 116

0 

Comentários - Estrutura de um texto expositivo - aprenda!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que é uma Open House?

Ler próximo texto...

Tema: Imóveis Venda
O que é uma Open House?\"Rua
Este é um tema que vem pôr muito a lindo o trabalho de alguns mediadores imobiliários e do seu trabalho.

Quando temos um imóvel para vender, muitos são os métodos a utilizar e os meios que nos levam até eles para termos o nosso objetivo cumprido – A venda da Casa.
Quando entregamos o nosso imóvel para que uma mediadora o comercialize, alguns aspetos têm de ser tidos em conta, como a legalidade da empresa e quem será a pessoa responsável pela divulgação da sua casa, mas a ansia de vermos o negócio concretizado é tanta, que muitas vezes nos escapa a forma como fazem a referida divulgação e publicidade do imóvel.

Entre anúncios na internet e as conhecidas folhas nas montras dos estabelecimentos autorizados, muitas mediadoras optam por fazer uma ação que está agora muito em voga que é uma Open House. Mas afinal, o que é isto de nome estrangeiro que tanto se vê pelas ruas e em folhetos de anúncio?

Ora bem, a designação em Português é muito simples – Casa Aberta. E na realidade, uma Open House é isso mesmo. Abrir uma Casa para que todos a possam ver. NO entanto, requerem-se alguns aspetos que as mediadoras normalmente preveem, mas que é fundamental que o proprietário do imóvel também tenha consciência e conhecimento.

Por norma as imobiliárias só fazem este tipo de intervenção e ação em imóveis que têm como exclusivo, isto é, quando é uma só determinada mediadora, a autorizada a poder comercializar o imóvel.

Em segundo lugar, este tipo de ação de destaque requer à mediadora custos com tempo, recursos humanos e financeiros.
A mediadora começa por marcar um dia próprio que por norma é datado para um feriado ou fim de semana. Faz então publicidade local através de folhetos e flyres anunciando a Open House, o dia e a hora, tal como o local. Muito provavelmente serão tiradas fotografias ao seu imóvel.

Através de redes sociais também poderão ser divulgadas as ações.
No dia da Open House, o local será indicado com publicidade da sua casa e da imobiliária e começarão a aparecer visitas ao imóvel.

Sugiro que não tenha mobiliário e muito menos valores em casa. O ideal será o imóvel estar desocupado de todos e quaisquer bens, por uma questão de segurança, mas também porque as áreas parecerão maiores e isso com toda a certeza ajuda à venda.

A imobiliária será responsável pela limpeza e trato do imóvel, pelo que se ocorrerem danos, serão eles os responsáveis.
Neste tipo de ações, é normal que a concorrência das imobiliárias apareça e faça parcerias que para si só trará vantagens.

Uma Open House pode não ser uma ação de destaque em Portugal, mas por exemplo nos Estados Unidos, é o normal e mais agradável. Os clientes não se sentem pressionados como numa visita normal e os negócios concretizam-se com muito mais rapidez e naturalidade.

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:O que é uma Open House?

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios