Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Ajude o seu filho em tempo de exames

Ajude o seu filho em tempo de exames

Categoria: Outros
Comentários: 1
Ajude o seu filho em tempo de exames

A memória constitui uma das capacidades mais prodigiosas do ser humano. Os bebés nascem logo com essa competência, mas como não lhes é possível evocar os acontecimentos, dada a falta de linguagem, não se sabe o que lhes ficará retido. A “lembrança” de determinadas músicas que escutaram na barriga da mãe parece ser disso prova. Certo é que a capacidade de memorização vai amadurecendo com o crescimento e, na fase final da vida, sofre alguma deterioração. Trata-se de um processo mental que pressupõe a junção de pedaços de informação e de conhecimentos, com o propósito de gerar novas ideias, o que auxilia sobremaneira na tomada de decisões. Estimular a memória do seu filho é uma das melhores maneiras de o ajudar nos tempos difíceis que são os de exames escolares. E, ao fazê-lo, fornece-lhe um meio eficaz para o sucesso.

Está provado que algumas vitaminas, como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, são essenciais para o funcionamento apropriado da memória e podem ser encontradas nos cereais, vegetais e frutas. Uma vez mais, o equilíbrio da alimentação está intimamente relacionado com outros equilíbrios, neste caso o cognitivo.

A memorização engloba três fases: fixar, reter e recordar. Para alguém fixar o que quer que seja tem de querer, pelo que a motivação também assume um papel importante. Para fixar, há que compreender e relacionar as ideias entre si, o que é facilitado pelo recurso aos órgãos dos sentidos. Toda a gente possui, em graus diferentes, memória visual, auditiva, olfactiva e afectiva, sendo que se pode ir sempre treinando, a fim de que se torne mais apta para a aprendizagem. Reter significa reconstituir aquilo que se leu ou estudou, enquanto que recordar é trazer à mente, quando necessário, tudo aquilo que se conseguiu fixar e reter na memória.

Existem estratégias e exercícios que podem funcionar como coadjutores neste processo. A repetição assume particular relevância no desenvolvimento da memória. Jogos de dominó, de animais, de cores, de números, cartões de associação, quebra-cabeças, vídeos educativos, bem como jogar xadrez (a partir dos três anos), constituem mais-valias no âmbito da memória visual. Para estimular a memória auditiva, podem entoar-se as lições com ritmo, aprender poesias, contos, séries, refrães, canções populares, infantis, regionais, um idioma distinto do seu, pintar, etcétera. Fazer palavras cruzadas, e outros exercícios simples, como o jogo das paciências ou apontar números de telefone e posteriormente certificar-se que estão certos, são outras alternativas.

Habitualmente, associa-se o êxito escolar bastante mais à inteligência do que à capacidade de memorização. A memória até é um pouco mal vista pelos educadores, que passaram a considerar errado aprender de cor. A realidade é que as crianças aprendem mais facilmente através da repetição, razão pela qual a tabuada é amiúde entoada com um compasso específico.

Descobriu-se, entretanto, que a memória não é algo puramente mecânico. Armazenar conhecimentos subentende descodificação (entendimento), porque só interrelacionando os factos se os fixa e retém. A aptidão de fixar e reter deve ser estimulada nas crianças e nos jovens.



Maria Bijóias

Título: Ajude o seu filho em tempo de exames

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoGlorinha

    24-08-2009 às 15:41:22

    Oi maria.
    Nunca soube bem como ajudar os meus filhos a estudar depois de ler o seu teste já tenho em mente algumas técnicas.
    O meu filho tem muitas dificuldades em se concentar pode dar umas dicas quanto a este tema?

    ¬ Responder

Comentários - Ajude o seu filho em tempo de exames

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios