Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Informática na 3ª Idade

Informática na 3ª Idade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 2
Comentários: 3
Informática na 3ª Idade

Vivemos a era das novas tecnologias e dos computadores. Tudo é elétrico, eletrónico e programável. Tudo nos facilita a vida, o dia a dia, o mundo.

O trabalho e a vida profissional de todos nós foram alterados pelas novas tecnologias, quando as grandes máquinas, os computadores, faxes, e a internet foram introduzidos nas fábricas, escritórios, etc. Também a nossa vida doméstica foi alterada e de certa forma facilitada. As máquinas de lavar loiça e roupa, os ferros de engomar com vapor e tantas outras coisas que nos fazem poupar tempo. Em suma, as novas tecnologias alteraram a nossa vida na totalidade, incluindo a informação que recebemos de todos os lados do mundo.

Das inovações mais recentes e desenvolvidas, destaca-se uma que mudou o mundo como há muito não se via. A internet.

Todos conhecemos os benefícios e os malefícios da internet.

A obrigatória supervisão dos pais, quando os utilizadores são os filhos, ou os encontros um tanto às cegas dos jovens que se conhecem nas comunidades on-line são assuntos de que muito se ouve falar. A internet, como tudo na vida, tem coisas negativas e positivas.

A informação acessível e à distancia de um clique, o conhecimento, a organização, a descoberta, são fatores bastante positivos, mas não fica por aqui.

Cada vez mais os nossos idosos têm a tendência a se isolarem e sofrerem a solidão que dita o fim dos seus dias. Idosos aos cuidados de si próprios, caídos na escuridão dos dias que custam a passar, sem que possam trocar palavra com ninguém.

Alguns destes idosos descobriram um novo mundo. Um mundo que lhes permite uma maior independência quando mais ninguém se lembra das suas moradas. Amizades que se cruzam, encomendas da farmácia e do hiper-mercado, as notícias, enfim, as notícias do mundo lá fora.

Os cursos de informática para idosos multiplicam-se e muitos são dados ao domicílio, facilitando a vida a quem a mobilidade constitui um enorme problema.

Adquirem o seu computador e partem para a aventura. Os Chats de conversação e as comunidades on-line, permitem-lhes conversas com gente da sua idade. As conversas, essas, partilham não só conhecimentos e histórias de vida, mas também as preocupações inerentes a esta idade tão cansada e tão vivida.

Outro dos fatores positivos é o alerta imediato na eventualidade de um dos idosos não fazer visitas ou deixar mensagens on-line, o que levanta suspeitas de que algo não está bem. O desaparecimento virtual de um idoso, produz alerta pela parte dos seus companheiros virtuais.

Uma forma de mudar o mundo, de visitá-lo, de descobri-lo de forma diferente, acaba com a solidão tão própria destas idades tão bonitas.


Carla Horta

Título: Informática na 3ª Idade

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

724 

Imagem por: lizzardo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:43:07

    Já se nota esse aumento drasticamente. As pesquisas revelam que os idosos estão a cada dia interessando-se no uso da internet como forma de tirar mais a solidão de suas vidas. Os meios estão mais fáceis, de fato!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    09-10-2012 às 18:11:10

    Já é cada vez mais um hábito vermos os idosos a trabalhar com o computador, em aprendizagem, sinceramente fico muito feliz com isso, é bom ver essa geração a aprender o que naquela altura era impensável pensar. E quem diz que o informática é só para a 1ª e 2ª geração está muito bem enganado, a informática não escolhe idades, apenas cria aprendizes, dos mais novos, aos mais velhos.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    09-10-2012 às 00:25:34

    eu adoro pessoas idosas e tudo que seja benéfico para alegrar o dias delas eu concordo. a informática é um óptimo hobbie ainda mais se está tão em voga as redes sociais. estamos perante a chamada aldeia global, que todos devem poder ter acesso. é tão bom ver os avós a contactar com os filhos e os netos que emigraram. acho que devia de haver iniciativas para promover o conhecimento na 3ª idade.

    ¬ Responder

Comentários - Informática na 3ª Idade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: lizzardo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios