Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Informática na 3ª Idade

Informática na 3ª Idade

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 2
Comentários: 3
Informática na 3ª Idade

Vivemos a era das novas tecnologias e dos computadores. Tudo é elétrico, eletrónico e programável. Tudo nos facilita a vida, o dia a dia, o mundo.

O trabalho e a vida profissional de todos nós foram alterados pelas novas tecnologias, quando as grandes máquinas, os computadores, faxes, e a internet foram introduzidos nas fábricas, escritórios, etc. Também a nossa vida doméstica foi alterada e de certa forma facilitada. As máquinas de lavar loiça e roupa, os ferros de engomar com vapor e tantas outras coisas que nos fazem poupar tempo. Em suma, as novas tecnologias alteraram a nossa vida na totalidade, incluindo a informação que recebemos de todos os lados do mundo.

Das inovações mais recentes e desenvolvidas, destaca-se uma que mudou o mundo como há muito não se via. A internet.

Todos conhecemos os benefícios e os malefícios da internet.

A obrigatória supervisão dos pais, quando os utilizadores são os filhos, ou os encontros um tanto às cegas dos jovens que se conhecem nas comunidades on-line são assuntos de que muito se ouve falar. A internet, como tudo na vida, tem coisas negativas e positivas.

A informação acessível e à distancia de um clique, o conhecimento, a organização, a descoberta, são fatores bastante positivos, mas não fica por aqui.

Cada vez mais os nossos idosos têm a tendência a se isolarem e sofrerem a solidão que dita o fim dos seus dias. Idosos aos cuidados de si próprios, caídos na escuridão dos dias que custam a passar, sem que possam trocar palavra com ninguém.

Alguns destes idosos descobriram um novo mundo. Um mundo que lhes permite uma maior independência quando mais ninguém se lembra das suas moradas. Amizades que se cruzam, encomendas da farmácia e do hiper-mercado, as notícias, enfim, as notícias do mundo lá fora.

Os cursos de informática para idosos multiplicam-se e muitos são dados ao domicílio, facilitando a vida a quem a mobilidade constitui um enorme problema.

Adquirem o seu computador e partem para a aventura. Os Chats de conversação e as comunidades on-line, permitem-lhes conversas com gente da sua idade. As conversas, essas, partilham não só conhecimentos e histórias de vida, mas também as preocupações inerentes a esta idade tão cansada e tão vivida.

Outro dos fatores positivos é o alerta imediato na eventualidade de um dos idosos não fazer visitas ou deixar mensagens on-line, o que levanta suspeitas de que algo não está bem. O desaparecimento virtual de um idoso, produz alerta pela parte dos seus companheiros virtuais.

Uma forma de mudar o mundo, de visitá-lo, de descobri-lo de forma diferente, acaba com a solidão tão própria destas idades tão bonitas.


Carla Horta

Título: Informática na 3ª Idade

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

724 

Imagem por: lizzardo

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:43:07

    Já se nota esse aumento drasticamente. As pesquisas revelam que os idosos estão a cada dia interessando-se no uso da internet como forma de tirar mais a solidão de suas vidas. Os meios estão mais fáceis, de fato!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    09-10-2012 às 18:11:10

    Já é cada vez mais um hábito vermos os idosos a trabalhar com o computador, em aprendizagem, sinceramente fico muito feliz com isso, é bom ver essa geração a aprender o que naquela altura era impensável pensar. E quem diz que o informática é só para a 1ª e 2ª geração está muito bem enganado, a informática não escolhe idades, apenas cria aprendizes, dos mais novos, aos mais velhos.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    09-10-2012 às 00:25:34

    eu adoro pessoas idosas e tudo que seja benéfico para alegrar o dias delas eu concordo. a informática é um óptimo hobbie ainda mais se está tão em voga as redes sociais. estamos perante a chamada aldeia global, que todos devem poder ter acesso. é tão bom ver os avós a contactar com os filhos e os netos que emigraram. acho que devia de haver iniciativas para promover o conhecimento na 3ª idade.

    ¬ Responder

Comentários - Informática na 3ª Idade

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: lizzardo

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios