Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Carl Sagan

Carl Sagan

Categoria: Biografias
Carl Sagan

Carl Sagan é considerado um herói do espaço e ao mesmo tempo o cientista mais influente de sempre.

Com efeito o seu nome nunca foi esquecido, por ser um dos astrofísicos mais conhecidos e respeitados e que colaborou com a NASA mais de quarenta anos. Contribuiu ainda para aproximar o espaço de todos nós.

Destacou-se pelos seus extraordinários feitos no campo da astrofísica e astronomia, pelo empenho na promoção da ciência, do interesse pelo espaço, e pelos programas que fez na TV.
É uma figura que está ligado a altas funções, desde o briefing aos astronautas da Apolo, antes da ida à lua, à criação de vários robóticos espaciais, como por exemplo a sonda Viking Marte, aconselhava a NASA sobre as condições atmosféricas, composição dos planetas e luas distantes e colaborou de perto nas missões de Mariner.

O seu respeito deve-se à sua capacidade para alargar a visão ao espaço profundo e ao trabalho contínuo que fez com a NASA.

Era conhecido por ter grande capacidade de prever com precisão as características dos planetas e luas distantes. Além disso decifrava as mudanças sazonais de Marte, concluindo que as variações de cor não se deviam à vegetação mas às grandes tempestades de vento.
Sagan foi ainda docente em Harvard e Cornell, aconselhou as maiores missões do espaço e era muito conhecido da TV, por escrever, apresentar programas e informações para o público.

O célebre programa Cosmus, era apresentado por ele em 1980, tal como programas modernos e populares como Wonders of The Univers, de Brian Cox, que trata de vários assuntos, desde planetas, asteróides, cometas, nebulosas e o big-bang.

A grande compreensão que Sagan tinha do espaço e da astrofísica, e o carisma com que os abordava, tornaram-no uma figura muito conhecida e célebre.

Ainda acerca do espaço, publicou vários livros, incluindo uma adaptação do Cosmus.
Até ao final da sua vida, continuou sempre a desvendar as inexploradas profundezas do Cosmus, e falava sobre vários temas na televisão.

A maior "ideia"que teve na sua vida foi a de prever com precisão que a superfície de Vénus era incrívelmente quente e seca e que a Europa, uma das luas de saturno, podia ter um oceano sob a sua superfície.

Carl Sagan, nasceu em 1934, em Nova Iorque,e morreu em 1996, vítima de pneumonia em washington.

A sua vida foi sempre preenchida como um grande cientista e colaborador da NASA.


Pedro gil Ferreira

Título: Carl Sagan

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Comentários - Carl Sagan

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios