Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > A História do Prémio Nobel

A História do Prémio Nobel

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
A História do Prémio Nobel

Todos os anos somos brindados com a entrega dos Prémios Nobel.
Literatura, Física, Química e Medicina, Economia e Paz são as áreas distintas pelos Prémios. Uma forma valiosa que distingue quem se destaca pela contribuição à Humanidade.
Mas afinal como surgiram estas tão grandiosas recompensas?

A 1833 nascia em Estocolmo na Suécia Alfred Nobel. Químico, engenheiro, inventor e industrial, Nobel cedo emigrou para a Rússia onde recebeu, com os seus irmãos uma educação rica e completa no campo das ciências humanas e naturais.

Tornou-se detentor de mais de 350 patentes e fundou campanhas e laboratórios em mais de 20 países. Milionário, descobriu a dinamite em 1866, começando esta a ser comercializada á escala mundial no final do século XIX.




Poeta e dramaturgo, perdia-se em melancolias típicas dos apaixonados pela literatura, mas a ciência, área onde se destacou obrigava-o a poucas divagações.
Dono de um extraordinário império industrial, Nobel faleceu em 1896, deixando uma fortuna incalculável. Deixara também um destino para a mesma que iria mudar o mundo de forma significativa.

Nunca até então, se destacavam com gloriosas manifestações, atos e feitos, investigações e trabalhos de mestria fora de fronteiras. Nobel iria mudar tudo isso.A sua incalculável fortuna estava destinada a “presentear” quem se destacasse em determinadas áreas da descoberta e do estudo. O seu testamento especificava que fosse criada uma fundação que deveria financiar, anualmente, cinco (prémio de ciências económicas foi criada mais tarde - 1969) grandes prémios internacionais.

Anualmente (a 10 de Dezembro – data em que se assinala a morte de Alfred Nobel) é realizada em Oslo, Noruega e em Estocolmo, Suécia, a entrega dos mais grandiosos prémios de distinção da Humanidade.

Várias instituições participam na escolha dos premiados entre os quais a Academia Real de Ciências da Suécia para a Física, Química e Economia, a Academia de Literatura da Suécia e o Comitê Nobel da Noruega (responsável pela entrega do Prémio Nobel da Paz), mas afinal como se processam as “candidaturas”? Bem, anualmente cada comitê envia convites aos mais diversos países pedindo-lhes para nomear os seus candidatos. As nomeações são analisadas por especialistas que entregam as candidaturas relevantes às instituições que decidem.

Os Prémios consistem numa medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, um diploma e um prémio monetário.

Uma curiosidade interessante e que diz tanto sobre a entrega do Prémio Nobel da Paz – Em 1937, Hitler proibiu os alemães de receberem prémios, pois considerou uma afronta a atribuição do Nobel da Paz a Carl von Ossietzky (1935). Nas duas guerras mundiais não foram atribuídos alguns prémios pois a informação relativamente aos candidatos era insuficiente ou pouco elucidativa.

Em Portugal foram dois os Prémios Nobel recebidos – Egas Moniz, médico neurologista, investigador e professor. Recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1949 / José Saramago, escritor, argumentista, dramaturgo, romancista, poeta. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1998.


Carla Horta

Título: A História do Prémio Nobel

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

618 

Comentários - A História do Prémio Nobel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios