Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Jorge Amado

Jorge Amado

Categoria: Biografias
Jorge Amado

Quantas obras conhece de Jorge Amado? Alguma vez se tinha debruçado sobre esta pergunta tão simples?

Mesmo para aqueles que não são amantes de literatura, conhecem temas e histórias de “Dona Flor e seus 2 Maridos”, ou Capitães de Areia.

Em 1977 Portugal rendia-se aos pés de Jorge Amado, quando a sensualidade de Sónia Braga arrebatava em “Gabriela Cravo e Canela”. A primeira telenovela transmitida em Portugal carregava a história de um dos maiores escritores de todo o mundo. O amado, Jorge Amado.
Mas se conhecemos a história de “A Tenda dos Milagres” ou de “Tieta do Agreste”, vamos espreitar a história do maior ficcionista de todo o grande Brasil.

Nasceu numa fazenda na Bahia em Agosto do ano de 1912. Ainda pequeno deixa a fazenda e descobre o que existia para lá da fazenda dos pais e inspira-o para as história que começou desde cedo a imaginar e a escrever de letra, ainda antes mesmo de saber segurar na caneta.
Aprende a ler e a escrever aos cuidados da mãe e após ingressar na escola publica, cria e organiza o jornal da escola “A Luneta”. Desde cedo é-lhe reconhecida a paixão pela escrita e quem lê as suas redações, teça-lhe os elogios merecidos e rende-se a este tão promissor escritor.

Ingressa na Faculdade Federal do Rio de janeiro e a década de 30 serviu-lhe para uma absoluta instrução de politica e artes.

Comunista convicto, viu-se obrigado a viver exilado na Argentina, Uruguai, Paris e Praga entre o ano 1941 e 1952. Jornalista, exilava-se por defender as suas convicções, mas sorvia todas e quaisquer cidades de exilio de forma extraordinária, sede que lhe ofereceu um conhecimento arrebatador de gentes, cidades, países, costumes, culturas.

Recebeu vários prémios no Brasil e no resto do mundo. Em Portugal foi distinguido com o Prémio camões em 1995. Contam-se prémios em Itália, Moscovo, Paris, Roma, Bulgária entre tantos outros.

As suas obras foram traduzidas em mais de 49 idiomas e dialetos (albanês, macedônio, mongol, persa, entre tantos outros) e publicadas em mais de 55 países.

Faleceu com 88 anos em Salvador (Bahia) e deixou um legado de letras único, repletos de histórias extraordinariamente criadas.

“O Amor do Soldado”, “Terras do Sem Fim”, “Pastores da Noite” e tantas, tantas outras obras únicas e memoráveis. Fica a tristeza quando morre um fantástico criador.

“Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo que seja o impossível” Jorge Amado


Carla Horta

Título: Jorge Amado

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - Jorge Amado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios