Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > As profissões da nova Era Digital

As profissões da nova Era Digital

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Visitas: 100
Comentários: 9
As profissões da nova Era Digital

Não são novidade para ninguém o enorme desenvolvimento e a imparável expansão da Informática. E se, nos princípios, quatro profissões básicas (analista, programador, operador e digitador), davam resposta às necessidades, hoje em dia as profissões ligadas a este âmbito grassam como cogumelos, acompanhando o exponencial aumento de programas e equipamentos.

Nesta perspetiva, temos: o digitador (indivíduo treinado na digitação de dados, “especializado” em rapidez); o operador de microcomputador, de computador ou de terminal (que opera determinados equipamentos); o programador (capacitado para deslindar linguagens de informação); o analista de sistemas (habilitado nos domínios de análise e de programação de computadores); o técnico (desejavelmente, com formação em eletrónica, para montar e reparar computadores a nível do hardware); o engenheiro de software (que conhece amplamente os códigos da máquina e cria softwares aplicativos genéricos e de controlo); o especialista em sistemas de informação (capaz de adquirir, organizar, conceber e gerir serviços, sistemas e recursos tecnológicos de informação, para posterior utilização em processos organizacionais); o web designer (responsável pelas home pages para a Internet); o web master (que trata da manutenção de sites na Internet); o produtor executivo para a Web (conhecido como “arquiteto de soluções”); o arquiteto de interface para Internet móvel (que tem um profundo conhecimento do hardware desses equipamentos, bem como das respetivas linguagens de programação e das constantes inovações); o consultor (que funciona como assessor na área da Informática); e muitos outros.

Paralelamente, e de forma mais indireta, há também quem se ocupe a desenvolver sites e a torná-los competitivos no mercado (socorrendo-se do conhecimento técnico, da criatividade, do conhecimento profundo do negócio ou da vontade do cliente), executivos de e-business (que, sendo entendidos em marketing e planeamento estratégico, usam a Internet como elemento diferenciador de negócio), especialistas na segurança dos sites (que têm de estar inteirados de diversas tecnologias, protocolos e programas), administradores de bancos de dados para a Web (comércio eletrónico, portais e sites de busca), pessoas que prestam serviços em redes corporativas, programadores de TV interativa, executivos de comércio eletrónico (com bom perfil comercial, domínio das tecnologias de Internet, logística, métodos de relacionamento com clientes, entre muitos outros), experts que conseguem recuperar tudo o que o ataque de um vírus fez desaparecer e até “caça-piratas” (cuja função consiste em encontrar embustes fraudulentos e sites pirata)! Ou o mundo é cíclico, ou os piratas são personagens transversais…

Na era digital, a fotografia corre o risco de perder a força documental, a verdade. Assim sendo, a credibilidade do fotógrafo digital não pode ser virtual e constituirá, a verifica-se, o suporte físico que comprovará o seu olhar.

Maria Bijóias

Título: As profissões da nova Era Digital

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 100

788 

Imagem por: woodleywonderworks

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • SophiaSophia

    06-05-2014 às 21:13:55

    A era digital possibilitou diversas profissões que antes não havia. Como por exemplo, escrever em sites e blogs, algo que muita gente gosta de fazer!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Anne TeixeiraAnne Teixeira

    05-10-2012 às 01:55:35

    Que a engenharia existe desde que o mundo foi criado todo mundo sabe. As pessoas pensavam para resolver seus problemas e os da comunidade. Mas nunca vimos tantos cursos, entre eles engenharias, voltadas para o aperfeiçoamento da tecnologia.Foi-se o tempo que os filhos seriam médicos, advogados ou professores... hoje em dia queremos pessoas que façam qualquer região se tornar uma tela de computador, e se for com o controle da mente, melhor.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    29-09-2012 às 11:22:56

    è um fato que as profissões ligadas à informática estão a crecer cada vez mais e fazem parte do presente e talvez do futuro, como as de maior empregabilidade.O mais óbvio é que nem há necessidade de sair de casa para as desempenhar, nem cumprir horários com rigor.O trabalhador está livre para gerir o seu tempo e dinheiro.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 06:10:35

    Com a explosão e popularização da internet,muitas novas frentes de trabalho se abriram nesse ramo.Hoje em dia qualquer pessoa pode montar um blog e ter sua presença na internet, mas não basta apenas montar um blog ou site e não fazer mais nada, se quiser ganhar dinheiro com ele, tem que postar conteúdo de qualidade e ser bom em marketing digital, hoje uma das profissões mais bem pagas é o do profissional em marketing digital

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    27-09-2012 às 12:38:16

    Olá, gostei bastante deste tema que foi abordado. Perante todas essas novas profissões emergentes da nova era digital é possível perceber o avanço rápido da tecnologia. E é justamente o mercado de trabalho da área da tecnologia é quem vem abrindo mais portas. E isto poderá trazer benefícios para muitas pessoas. Agora, existe até mesmo alguns trabalhos em que as pessoas podem operar em sua própria casa, graças aos benefícios da era digital. Parabens autor.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:33:21

    Gostei muito do texto.. São puras verdades, hoje em dia, o que se fazia à anos atrás em um papel ou simples bloco, hoje faz-se pela Internet, claro, facilita e bastante, e a nova era digital também vai gerando profissões novas no decorrer do tempo.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 11:39:13

    Em todas as épocas ou erà há profissões que se destacam e prevalecem em relação às outras.Enquanto que numas era nobre ser professor ou médico, engenheiro ou pintor, agora há profissões que estão fora de moda e já não dão.Isto tem a ver com as mudanças sociais e com a nova era digital. assim, são as profissões ligadas às novas tecnologias que comandam todos os serviços e empresas.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    24-09-2012 às 17:48:44

    Diante dessas novas profissões, podemos ver que o mercado tecnológico tem sido crescente e muito rápida. O mercado de trabalho tem aberto mais opções de ramos que qualquer outro e isso é muito bom. A era digital tem bombado com grandes chances de se profissionalizar, não vai faltar trabalho nessa área, de forma alguma. Tudo agora é virtual, digital, tendem ainda a crescer cada vez mais. A procura por esses profissionais é maior e intensa.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    24-09-2012 às 17:40:50

    Com o advento da informática é natural que cresçam, como resposta à grande adesão das pessoas (tanto individuais como empresas) ao universo cibernético, as profissões ligadas a esse mesmo universo em expansão. Para quem tem talento existem de facto muitas oportunidades, bem como cursos superiores que treinam informáticos e programadores, entre outros. No entanto, uma carreira na informática não é algo que deseje pessoalmente, bem como outras profissões de escritório.

    ¬ Responder

Comentários - As profissões da nova Era Digital

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: woodleywonderworks

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios