Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Missão, visão, valores e princípios éticos

Missão, visão, valores e princípios éticos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 10
Comentários: 2
Missão, visão, valores e princípios éticos

Conhecer os termos e técnicas administrativas são úteis seja para entender o mundo empreendedor que o rodeia, para a criação de seu próprio projeto de empresa, ou mesmo para usar como princípio próprio. A missão, visão, valores e princípios éticos são ferramentas de base para a criação de uma empresa, que irão reger o modo como as decisões serão tomadas e como a organização será vista pelo ambiente externo. Dominar estes termos e criar uma política própria é a base de todo plano de negócios.

A missão é a razão de ser do negócio, o porquê ele foi criado, para que existe.
Para Andrade (2002), antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.
A visão define o futuro e o destino do negócio, o que se espera do negócio dentro do certo período de tempo.

Andrade (2002) define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada em longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

Os valores são o conjunto de princípios, crenças e questões éticas que sustentam a filosofia empresarial e na qual a mesma usa como base para a tomada de decisões. São elementos de motivação que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho.

Godim,(2005), esclarece que ética funciona como o uma definição do bom e do ruim, e tem como objetivos principais a busca de justificativa para as regras propostas pela moral, como na frase “os fins justificam os meios”. Neste caso, seria “a ética justifica a moral”. A ética orienta o bom comportamento do homem social, e a moral é o conjunto de costumes e valores de um povo. Estas definições podem ser usadas em escala organizacional, e faz parte do papel do criador ou dos criadores de uma empresa, deixar claro qual é a definição ética e moral de sua empresa.


Wallace Randal

Título: Missão, visão, valores e princípios éticos

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 10

772 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    05-07-2014 às 06:09:18

    Uma das coisas que logo leio numa empresa é a sua missão, valores e princípios éticos. Creio que é essencial sabermos do que uma empresa traz dentro de si. Toda empresa deve ter isso o mais claro possível, até mesmo para seus colaboradores e clientes.

    ¬ Responder
  • paloma

    09-06-2013 às 11:32:23

    legal

    ¬ Responder

Comentários - Missão, visão, valores e princípios éticos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios