Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Categoria: Empresariais
Comentários: 3
O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Segundo alguns psicoterapeutas o trabalho voluntário feito com prazer proporciona bem-estar, saúde e equilíbrio. Quando se vêem os resultados das acções é possível experimentar sensações de paz, aumento de auto-estima e valor.

O voluntariado é susceptível de aumentar a sensibilidade perante os problemas da sociedade. Por isso muitas empresas estimulam já o trabalho de voluntariado a fim de valorizar as competências dos seus colaboradores. Com ele é possível melhorar o trabalho em equipa e ter bons relacionamentos interpessoais, capacidade de multifunções, iniciativa e ajuda mútua. Há serviços que gastam muito com treino em equipa, liderança, motivação, que pode ser adquirida num projecto social.

Qualquer trabalho de voluntariado, seja em lares de terceira idade, hospitais, desenvolve os valores e competências, organização, confiança e préstimo com colegas. Por outro lado é um trabalho que mostra talentos adormecidos, desenvolve as capacidades de aprendizagem, que se tornam positivos para selecção de futuros trabalhos. São importantes para a selecção o respeita ao próximo, cidadania, capacidade de compreender, responsabilidade, empenho e iniciativa. Também adquirem outros valores como capacidade crítica e dinâmica para resolver problemas, mais flexibilidade e funcionalidade. Todos eles muito importantes para os serviços que as empresas privadas ou não procuram.

Deste modo o voluntariado cria mais habilidade para a evolução profissional. È por isso divulgado pelas empresas que pretendem colaboradores bem formados e é ainda um complemento.

Para além do voluntariado ser nobre é útil na sociedade porque permite que os cidadãos se preocupem com os outros, se ajudem, e adquiram valores de solidariedade.

Os benefícios deste trabalho são visíveis para as empresas e ainda para a própria saúde, pois permite reduzir o stress, combate as insónias, e beneficia a alma.

Ser voluntário é alguém que dedica parte do seu tempo em benefício dos outros, com actividades de bem-estar social. É um trabalho não remunerado por isso é feito por pessoas altruístas, por mero prazer. É o caso dos bombeiros, do voluntariado nos hospitais e lares de idosos.

Mas com a competição que hoje existe, ele contribui para valorização pessoal e evolução profissional. Quando as pessoas se sentem realizadas com o trabalho que prestam á sociedade ficam mais equilibradas e saudáveis. Podem deste modo ascender com mais facilidade num serviço empresarial devido aos valores que adquirem em conjunto com outros.

O trabalho de voluntariado em equipa melhora as capacidades e competências para qualquer serviço empresarial.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Imagem por: Marco Bellucci

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    01-05-2014 às 16:25:01

    O trabalho voluntário é uma experiência fundamental na carreira. Dependendo da área é possível ter muitos pontos positivos e acrescentar conhecimento à pessoa.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:20:56

    O voluntariado é necessário e decerto que qualquer organização dirá que qualquer voluntário será sempre bem-vindo. No entanto, para aqueles que se querem dedicar a essa actividade, é necessário saber que estão a fazê-lo tendo por base principalmente as motivações humanitárias, ou dedicadas à causa animal. Isto porque ainda que seja uma mais-valia para o currículo, a vontade genuína de ajudar os outros deve estar acima de qualquer calculismo, ou o empreendimento não será recompensador.

    ¬ Responder
  • RobinsonRobinson

    09-09-2011 às 02:03:12

    Boa noite. Estou fazendo TCC sobre o voluntariado na redução do estresse e aumento da auto estima. Gostaria de saber se vc tem alguma bibliografia para indicar. Desde já agradeço.Abraços

    ¬ Responder

Comentários - O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Marco Bellucci

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios