Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Categoria: Empresariais
Comentários: 3
O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Segundo alguns psicoterapeutas o trabalho voluntário feito com prazer proporciona bem-estar, saúde e equilíbrio. Quando se vêem os resultados das acções é possível experimentar sensações de paz, aumento de auto-estima e valor.

O voluntariado é susceptível de aumentar a sensibilidade perante os problemas da sociedade. Por isso muitas empresas estimulam já o trabalho de voluntariado a fim de valorizar as competências dos seus colaboradores. Com ele é possível melhorar o trabalho em equipa e ter bons relacionamentos interpessoais, capacidade de multifunções, iniciativa e ajuda mútua. Há serviços que gastam muito com treino em equipa, liderança, motivação, que pode ser adquirida num projecto social.

Qualquer trabalho de voluntariado, seja em lares de terceira idade, hospitais, desenvolve os valores e competências, organização, confiança e préstimo com colegas. Por outro lado é um trabalho que mostra talentos adormecidos, desenvolve as capacidades de aprendizagem, que se tornam positivos para selecção de futuros trabalhos. São importantes para a selecção o respeita ao próximo, cidadania, capacidade de compreender, responsabilidade, empenho e iniciativa. Também adquirem outros valores como capacidade crítica e dinâmica para resolver problemas, mais flexibilidade e funcionalidade. Todos eles muito importantes para os serviços que as empresas privadas ou não procuram.

Deste modo o voluntariado cria mais habilidade para a evolução profissional. È por isso divulgado pelas empresas que pretendem colaboradores bem formados e é ainda um complemento.

Para além do voluntariado ser nobre é útil na sociedade porque permite que os cidadãos se preocupem com os outros, se ajudem, e adquiram valores de solidariedade.

Os benefícios deste trabalho são visíveis para as empresas e ainda para a própria saúde, pois permite reduzir o stress, combate as insónias, e beneficia a alma.

Ser voluntário é alguém que dedica parte do seu tempo em benefício dos outros, com actividades de bem-estar social. É um trabalho não remunerado por isso é feito por pessoas altruístas, por mero prazer. É o caso dos bombeiros, do voluntariado nos hospitais e lares de idosos.

Mas com a competição que hoje existe, ele contribui para valorização pessoal e evolução profissional. Quando as pessoas se sentem realizadas com o trabalho que prestam á sociedade ficam mais equilibradas e saudáveis. Podem deste modo ascender com mais facilidade num serviço empresarial devido aos valores que adquirem em conjunto com outros.

O trabalho de voluntariado em equipa melhora as capacidades e competências para qualquer serviço empresarial.


Teresa Maria Batista Gil

Título: O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

661 

Imagem por: Marco Bellucci

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    01-05-2014 às 16:25:01

    O trabalho voluntário é uma experiência fundamental na carreira. Dependendo da área é possível ter muitos pontos positivos e acrescentar conhecimento à pessoa.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    18-09-2012 às 12:20:56

    O voluntariado é necessário e decerto que qualquer organização dirá que qualquer voluntário será sempre bem-vindo. No entanto, para aqueles que se querem dedicar a essa actividade, é necessário saber que estão a fazê-lo tendo por base principalmente as motivações humanitárias, ou dedicadas à causa animal. Isto porque ainda que seja uma mais-valia para o currículo, a vontade genuína de ajudar os outros deve estar acima de qualquer calculismo, ou o empreendimento não será recompensador.

    ¬ Responder
  • RobinsonRobinson

    09-09-2011 às 02:03:12

    Boa noite. Estou fazendo TCC sobre o voluntariado na redução do estresse e aumento da auto estima. Gostaria de saber se vc tem alguma bibliografia para indicar. Desde já agradeço.Abraços

    ¬ Responder

Comentários - O que o trabalho voluntário pode fazer pela sua carreira

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: Marco Bellucci

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios