Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Imóveis Venda > Documentos necessários à Escritura

Documentos necessários à Escritura

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Imóveis Venda
Visitas: 6
Comentários: 3
Documentos necessários à Escritura

Quando se compra uma casa e se a intenção é comprá-la de forma simples e despreocupada (na medida do possível), o melhor é fazê-lo através de uma mediadora imobiliária. Um processo de compra ou venda de uma casa pode causar alguns dissabores, face à documentação que é necessária e a toda a burocracia que engloba este processo.

Os documentos têm uma validade, tal como se de um alimento se tratasse, pelo que este factor ainda vai desencadear mais confusão.

Todas estas confusões podem ser evitadas se comprar ou vender casa através de uma imobiliária, exactamente porque a mediadora é obrigada a estar habilitada a executar todo o trabalho relativo a documentação para o efeito de escritura.

No entanto, e se está convicto de que consegue tratar de todo o processo, saiba o que é imperativo à realização de escritura de compra e venda.

Para começar, todas as casas têm identificação. Tal como nós, enquanto cidadãos, as casas são obrigadas a ter um bilhete de identidade e um cartão de contribuinte. É verdade, e não julgue que é uma ilusão. Já pensou que a sua casa paga impostos (naturalmente que paga você pela casa)?

Ora se cada vez que temos de renovar o nosso bilhete de identidade, temos de nos deslocar à Conservatória, o mesmo acontece com a identificação da casa. O documento a ser pedido é uma Certidão da Conservatória do Registo Predial. Pode neste momento pedi-la em qualquer Conservatória, pois desde Janeiro de 2010, todos os serviços estão centralizados. Este documento pode ser pedido por internet e tem um custo acrescido.

Relativamente ao cartão de contribuinte da casa, vai ter de o pedir numa Repartição de Finanças e têm o nome de Caderneta Predial ou Certidão de Teor. Também aqui pode pedir o documento por internet e não tem nenhum custo, o que torna as coisas ainda mais fáceis.

Outro documento que vai necessitar é de um Certificado Energético. Este documento custa algum dinheiro, pelo que se sugere que faça vários orçamentos antes de o contratar. O Certificado Energético pode ser feito por empresas especialistas na área e consiste na certeza do consumo energético da casa.

Se a casa de situa em locais históricos como Lisboa ou porto, é necessário entregar atempadamente um formulário no IGESPAR e na Câmara Municipal, perguntando se tanto um como o outro querem exercer o direito de preferência sobre as casas.

Por último, não se esqueça da sua identificação pessoal e verifique atempadamente se estão dentro da validade e em ordem.

No final de tudo isto se tem algumas dúvidas quanto a tudo o que inclui uma escritura, contacte um solicitador ou uma mediadora. Boa sorte!


Carla Horta

Título: Documentos necessários à Escritura

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

792 

Imagem por: robertgaal

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 23:25:59

    Essa é a parte mais chata na hora de vender uma casa. Tantas documentações exigidas que acaba-se por desistir de vender. Mas, como nada é fácil, é preciso persistir!

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • robson mirandarobson miranda

    17-01-2011 às 23:40:24

    Adquiri em hasta publica um imovel da prefeitura. Tenho a certidão para fins de escrituta publca, mas não consigo , o catorio de notas se recusa dizendo que os lotes são ilegais que so faz com autorização judcial. Que tipo de ação é essa?

    ¬ Responder
  • Ana SoaresAna Soares

    15-09-2010 às 10:50:30

    Bom dia!
    Gostaria de lhe colocar a seguinte questão:
    - recentemente alterei a minha residencia fiscal para uma casa que, entretanto, decidi vender;
    - como o tempo que passou entre essa alteração de residência fiscal e a decisão de venda da casa foi relatiamente curto (2 ou 3 meses), não fiz a alteração da morada constante no meu Bilhete de Identidade;
    - a questãoi concreta é a seguinte: é necessário ter a morada actualizada no BI quando for fazer a escritura de venda da casa?
    Obrigada pela atenção que me possa dispensar

    ¬ Responder

Comentários - Documentos necessários à Escritura

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: robertgaal

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios