Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Imóveis Venda > Passos para a compra de um imóvel

Passos para a compra de um imóvel

Categoria: Imóveis Venda
Visitas: 1
Comentários: 2
Passos para a compra de um imóvel

Depois de avaliar pessoalmente, e certificar-se de que encontrou o imóvel dos seus sonhos, resta ainda percorrer diversos caminhos burocráticos.

O percurso inicia na secretaria de habitação do município, verificando situação da área do imóvel, existência de argumento para futura desapropriação ou projeto para ocupar a área posteriormente. Se houver, terá registro no Cartório de imóveis. Feito isso, segue-se a conferência dos documentos oficiais. Verifique registro do título, inscrito no Cartório competente, constando “negativa de ônus”.

Imposto de transferência do bem é responsabilidade do comprador, devido ao município. O pagamento é exigido para emissão da escritura. Para inteirar-se sobre impostos pendentes, solicite “Certidão de Situação Fiscal”. Se o imóvel estiver em condomínio, peça também declaração à administradora ou ao síndico, confirmando que os pagamentos referentes aos serviços estão em dia.

Se o imóvel for para transferência, procure saber se existem ações contra o proprietário. Se houver dívidas, verifique o comprometimento do bem. A Certidão Vintenária atestará ausência de ônus ou previsão de alienação. Este documento garante a integridade jurídica do imóvel, informando hipoteca ou herdeiro, se houver. Em regime de condomínio, a Declaração Negativa de Débitos deverá ser apresentada. Para imóveis financiados, verifique pendências e regras para repasse do contrato.

Se o imóvel ainda estiver na planta, solicite da incorporadora a lista de imóveis levantados pela construtora responsável, e ateste a qualidade do serviço visitando construções informadas. Verifique o registro e a licença de atividade da empresa construtora junto aos órgãos competentes. Na prefeitura, informe-se sobre aprovação do projeto de construção e, no cartório, procure detalhes sobre o registro do imóvel, verificando minúcias do Memorial Descritivo, inclusive a composição do imóvel e acabamento. Saiba se o contrato é por administração ou por empreitada, e veja previsão de custos e reajustes. Teste a idoneidade da empresa verificando ocorrência de registros de ações ou reclamações contra ela. Conheça o cronograma das obras e acompanhe o andamento.

Leia o contrato. Se não puder compreendê-lo, esclareça dúvidas com um advogado. Confirme informações pessoais do proprietário e estude detalhes sobre valores, pagamentos, datas, prazos, condições da venda, e possíveis multas em caso de extrapolação do prazo para entrega.
 
Todos os documentos dos envolvidos na negociação e do imóvel serão entregues ao cartório que lavrará a Escritura, para que se proceda à transcrição do bem no órgão de registro de imóveis.

Pronto! Você conquistou seu imóvel e a segurança de possuí-lo.


Hediene

Título: Passos para a compra de um imóvel

Autor: Hediene Hediene (todos os textos)

Visitas: 1

796 

Imagem por: Visit Hillsborough

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    05-05-2014 às 23:33:42

    Adorei as dicas, bem válidas para quem deseja comprar um imóvel. Não deve esquecer de verificar toda a documentação, ir ao cartório, enfim, todo o cuidado é pouco!

    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • LeiaLeia

    30-11-2010 às 10:38:17

    Quero comprar um imovel, porém, este, é herança de uma familia de 5 irmaõs, 4 destes renunciaram e passaram para os herdeiros de um dos irmão já falecido que também são 5, destes 5 , 3 renunciaram e deixaram para 3 ...Gostaria de saber como proceder diante disso???Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Passos para a compra de um imóvel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: Visit Hillsborough

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios