Em prol do sorriso
os cuidados com a higiene oral devem começar logo nos primeiros meses de vida.
Posto isto, a principal função da higiene oral é a remoção da placa bateriana da superfície dos dentes e deve ser iniciada pesde as primeiras erupções do bebé.
o motivo é que a boca está cheia de batérias, cerca de vinte biliões de microorganismos, que se reproduzem e crescem utilizando substâncias presentes na saliva e alimentos. Se, estes não forem combatidos reproduzem-se constantemente e de modo rápido, originando cáries, gengivites, mau hálito e, em casos graves periodontites.
Os sinais de alarme são efetivamente, dores nas gengivas, sangramento, mau hálito permanente, sensibilidade dolorosa das gengivas e dentes etc.
Para evitar este problema deve combinar-se os cuidados diários com as consultas ao dentista regularmente.
A placa bateriana está na origem dos problemas das gengivas e dentes. É constituida por batérias, que começa por uma película aderente e transparente que se forma sobre os dentes. Caso, esta não seja removida forma-se tártaro e tem que ser removido por um dentista.
A longo prazo, o esmalte deteriora-se, surgem as cáries e consequentemente a perda dos dentes.
Para preservar os dentes, convêm fazer-se prevenção incluindo escovagem de dentes, o uso de elixir antissético, e moderar os açucares.
As crianças devem ser supervisionadas por um adulto e a escovagem deve ser feita duas vezes ao dia pelo menos.
O dentrífico deve conter flúor, a escova deve ser macia e pequena e e deve usar- se fio dental uma vez por dia. Para eliminar convenientemente os resíduos não só dos dentes as de toda a cavidade bucal, deve ainda usar-se um elixir, duas vezes por dia, durante trinta segundos.
Ter um hálito fresco é pois um dos principais sinais de uma boca bem cuidada e saudável.
Além disso pode evitar muitas doenças, em especial as que estão diretaente ligadas a batérias e micro-organismos. Estes são os responsáveis por um grande número de infeções e outros problemas.