Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Tipos de despedimento numa empresa

Tipos de despedimento numa empresa

Categoria: Empresariais
Visitas: 2
Comentários: 2
Tipos de despedimento numa empresa

Muitas pessoas do nosso país são despedidas muitas das vezes fora dos termos legais, devido a falta de informação do trabalhador. No entanto existe a ACT (Autoridade das Condições de Trabalho) que informam tudo o que necessita de saber acerca da lei do trabalho.

Fique agora a saber as diversas formas de despedimento, e as razões:

- Fim de Contrato, ou seja, no caso de contratos a termo certo (efetivos) a empresa é obrigada a comunicar as suas intenções do despedimento quinze dias de antecedência de celebrar o despedimento, de preferência por escrito e enviado por correio registado com aviso de receção, para caso seja necessário salvaguardar-se como prova de que enviou a comunicação, no caso de contratos a termo incerto (a prazo), o fim de contrato ou rescisão deve ser comunicado entre sete, trinta ou sessenta dias antes a renovação no novo contrato, uma vez que se renovam a cada seis meses de trabalho.

-Mútuo Acordo, que dizer que o empregador e o trabalhador chegaram ao acordo de rescisão do contrato, sendo celebrado com um documento assinado por ambas as partes, em como aceitaram ambas o acordo e respeitando tal documento. Pode ser acordado antes da celebração, o pagamento de alguma indemnização que o trabalhador tenha a usufruir, ou não.
No entanto, o trabalhador tem no máximo sete dias consecutivos a contar da data da celebração do mútuo acordo, de forma a revogar tal documento, de preferência por escrito. Caso tenha recebido alguma indemnização, deve devolver o montante pago pela entidade empregadora.

- Justa Causa, como indica o nome, é sinal que o trabalhador não exerceu suas funções como deveria, desleixo no trabalho, ofensas a companheiros de trabalho ou a entidade patronal, entre muitas mais razões. A mais comum é a acumulação de cinco faltas injustificadas consecutivas sem qualquer informação do trabalho nem baixa, ou dez intercaladas pela mesma razão.

- Extinção do posto de trabalho, ou seja, este tipo de despedimento surge quando a empresa está a reorganizar-se a nível económico e estrutural e se torne impossível manter aquele posto de trabalho, como por exemplo, escritórios existente fora do distrito da sede da empresa a fecharem por falta condições monetárias.

- Despedimento Coletivo, como indica o título do tipo de despedimento, são todos os trabalhadores existentes na empresa despedidos ou numa determinada secção, por encerramento da própria empresa, ou secções existentes da empresa.


Sandra Mendes

Título: Tipos de despedimento numa empresa

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 2

773 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Maria

    05-07-2014 às 10:21:59

    bom

    ¬ Responder
  • Briana AlvesBriana

    04-07-2014 às 20:14:04

    Li numa pesquisa que o maior índice de demissões ocorrem por causa do mau comportamento das pessoas. Os tipos de despedidas são bons para nos mantermos informados a fim de não sermos prejudicados e requerermos nossos direitos.

    ¬ Responder

Comentários - Tipos de despedimento numa empresa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios