Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Varíola - A maior pandemia do mundo

Varíola - A maior pandemia do mundo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 1
Varíola - A maior pandemia do mundo

Existe uma história aterradora por detrás deste vírus que pode fazer tremer o mundo e a humanidade. Quem não conhece deverá, conhecer a história deste vírus que pode em poucos dias alterar a forma de ver a vida, antes de mais, dizer que é transmitida pelo ar, já é dizer muita coisa e é um vírus de ADN (um dos mais conhecidos e mais temíveis).

Os sintomas são muito idênticos aos de uma gripe, mas em cerca de 10 dias, os sintomas evoluem para vômitos, dores corporais intensas e uma grande infeção na pele. A pele de todo o corpo fica coberta de bolhas com pus e feridas abertas e infetadas.

De 70% das pessoas infetadas, aproximadamente 30% morre e quem sobrevive, transporta sequelas para sempre.




Existe vacinação, e sendo um vírus de ADN, o vírus não tem mutação.
Na Europa, e durante o século XVIII matava cerca de 400.000 pessoas, mas ainda no século XX matou mais de 2 milhões de pessoas.

Se há quem diga que a Peste Negra foi a pior doença de todos os tempos, julga-se que a varíola foi a que mais matou e a que mais sequelas deixou.

Foi só em 1780 e depois de tantas mortes causadas pelo vírus que um médico chamado Edward Jenner descobriu a vacina que poderia levar á cura. Mais uma vez, uma variante do vírus criou a oportunidade da cura.

Em 1978, e após uma campanha mundial de vacinação, a varíola foi a primeira doença humana erradicada. Desde essa data, mais ninguém foi vacinado contra a varíola e desconhecem-se casos do vírus puro em seres vivos, no entanto, existem 2 locais onde a varíola existe. Nos Estados unidos da América e na Ex-URSS (na Sibéria), existem 2 amostras em laboratório mantidas em forma de amostra em centros de Controlo de Doenças. Dizem ambos os países que ali se guardavam pois temia-se que se pudessem usar como arma biológica (ainda no tempo da Guerra fria).

Em tempos de ordem e paz entre os dois países, a Organização Mundial de Saúde, determinou que as 2 amostras fossem destruídas. De 1993 a 2001 esta exigência foi feita pela OMS, mas sem qualquer sucesso. Em 2002 a OMS determinou que as amostras não fossem destruídas de forma a desenvolver vacinação na eventualidade do reaparecimento da doença.

Apesar de a Humanidade estar “protegida” de eventuais loucos, a varíola é um vírus que dá que pensar se usada como arma biológica. Em quantos instantes se propagava e quantos seriam afetados, tendo em conta que mais ninguém foi vacinado desde 1978? Dá que pensar…


Carla Horta

Título: Varíola - A maior pandemia do mundo

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 6

774 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Fátima

    09-03-2013 às 23:06:23

    Muito boa essa matéria, porém não ficou muito claro sobre as sequelas. Tive varíola com 5 anos e hoje com 57. Tenho fibromialgia , além de outras doenças..Quero saber se além das manchas no rosto; existe a possibiolidade de haver relação....

    ¬ Responder

Comentários - Varíola - A maior pandemia do mundo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios