Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Cosméticos e sua vida útil

Cosméticos e sua vida útil

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Visitas: 4
Comentários: 1
Cosméticos e sua vida útil

Também no momento de maquilar-se e cuidar da beleza é preciso atenção para alguns aspetos dos produtos que vão ser manipulados. Produtos fora do prazo de validade, por exemplo, podem causar sérios problemas para a pele e organismo. Entre esses, estão as pequenas irritações ou alergias graves, que surgem quando o conservante, responsável por impedir o aparecimento e disseminação de bactérias e fungos, perdeu sua propriedade e já não surte efeito.

Os cosméticos devem ser utilizados com cautela, respeitando-se instruções, como ocorre com as bulas de medicamentos. O período de validade é, certamente, o item mais importante a ser observado pois, de forma similar aos alimentos, os produtos vencidos ficam estragados e perdem sua propriedade primordial que seria o de conferir beleza, passando a afetar negativamente a saúde.

As instruções de uso nunca devem ser relegadas. Maquilagem, xampus, cremes, esmaltes, tinturas para cabelo e mesmo desodorantes ou perfumes requerem adequações para oferecerem o efeito desejado. É sempre importante verificar se os produtos atendem às necessidades do tipo de cabelo ou de pele. E também deve observar-se medidas de higiene e de proteção a serem tomadas, antes e depois do uso do cosmético.

O armazenamento é outro fator que contribui para a durabilidade do produto. Muitas vezes, mesmo no prazo de validade, o cosmético perde sua propriedade benéfica, apenas por ter sido mantido em local inadequado. Nesta esteira de cuidados, está também a manipulação. Geralmente, são necessários instrumentos para a retirada do produto de seu recipiente para aplicação, isto porque alguns cosméticos podem ser contaminados ao toque das mãos e dos dedos, e tornar-se um ambiente propício para a proliferação de micróbios, sejam fungos ou bactérias.

A temperatura normalmente é um fator que pode alterar o teor do cosmético, por isso sempre há a recomendação de mantê-lo ao abrigo da luz e do calor. Além da temperatura, a umidade é outro inimigo natural dos produtos de beleza, motivo pelo qual a instrução para armazenar em lugar seco está sempre presente. Estes simples cuidados já garantem a conservação e a durabilidade do cosmético até atingir o seu limite de validade. Quanto ao prazo, é sempre recomendável conferir periodicamente se ainda está em vigor.

Para evitar qualquer tipo de contaminação, e garantir o efeito de beleza e juventude desejado, esses cuidados básicos são indispensáveis, e devem ser mentalizados. E vale sempre ler e seguir as instruções das embalagens. Fique bela e continue saudável!


Helena

Título: Cosméticos e sua vida útil

Autor: Helena Helena (todos os textos)

Visitas: 4

664 

Imagem por: zaimoku_woodpile

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    10-09-2014 às 17:58:19

    Você está certa! A duração, a data de vencimento deve ser respeitada, poia pode comprometer a pele. Adorei este artigo que trata dos cosméticos e de sua vida útil!

    ¬ Responder

Comentários - Cosméticos e sua vida útil

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: zaimoku_woodpile

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios