Proteja os seus pés no Verão
A primeira coisa a fazer é consultar um dermatologista, a fim de identificar com rigor o tipo de fungo e obter o tratamento mais adequado. A automedicação costuma ter efeitos desastrosos, uma vez que o microorganismo causador da micose fica ainda mais resistente.
Os pés necessitam de cuidados especiais para se manterem salutares e formosos. Nesta perspectiva, há que lavá-los todos os dias, utilizando um sabonete com PH neutro, secá-los muito bem, mormente nos espaços interdigitais, e aplicar um hidratante na planta do pé, calcanhar e dorso. As unhas devem ser limadas a cada 15 dias, para que não cheguem a formar pontas que se possam encravar. No fim do banho, é aconselhável lixar suavemente a sola dos pés ou recorrer a uma creme apropriado para reduzir a espessura da pele e prevenir calos. Nunca se deve retirar a totalidade da cutícula das unhas, pois ela protege-as contra as doenças.
Em acréscimo, e para quem tem de passar longas horas de pé, colocar os pés dentro de água bem quente com sal grosso ou usar um creme ou óleo à base de cânfora é muito eficaz para o relaxamento e o combate às dores.
No que se refere aos sapatos, é importante que estejam limpos, sejam confortáveis e que não se calcem dois dias seguidos. Na verdade, é preciso que arejem e é recomendável que se tenham uns para cada tipo de actividade, evitando ténis e sandálias de plástico, ou similares que abafem demasiado o pé e não o deixem respirar ou façam transpirar, optando, pela mesma razão, por meias de algodão (que não retêm o suor).
Finalmente, os elásticos das meias não devem estar muito apertados, para não interferirem com a circulação e os pés não incharem. Massajando-os com um creme, ao deitar, e calçando umas meias de algodão, de manhã ter-se-ão uns pés magnificamente macios.
Também vai gostar:
Comentários ( 1 ) recentes
- Rafaela
10-09-2014 às 18:03:02Adorei essas dicas e vou aplicá-las, com certeza!! Valeu mesmo pelo texto em como proteger os pés no verão.
¬ Responder