Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 38
Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Dama com unicórnio, de Raffaello Sanzio, 1506, exibe uma jovem senhora elegante a segurar um unicórnio, símbolo da virgindade. Este retrato deve ter sido realizado pouco antes do casamento da dama para a família abastada visível em pequenos pormenores: o pendente que cai sobre o regaço, a joia incrustada no cabelo e o cinto com fivela de ouro.

Deposição de Cristo, de Raffaello Sanzio, 1507, está atualmente exposta na Galeria Borghese, em Roma. Foi encomendada por uma nobre de Perugia, Atalanta Baglioni, para a igreja de San Francisco al Prato. Podemos ver nesta composição o transporte do corpo inanimado e pálido de Jesus Cristo para o Santo Sepulcro em primeiro plano, e o desespero da Vigem, pálida, quase a desmaiar, suportada pela figura de três mulheres. Ao fundo ainda vemos as três cruzes, onde foram crucificados o Bom Ladrão, Cristo e o Mau Ladrão.

Vénus com Amor com um favo de mel, Lucas Cranach, o Velho, 1531, expõe a deusa Vénus nua, com um chapéu de plumas, um colar e um véu transparente, muito alta junto a uma árvore também esta alta, destacando-se na composição. Ela tenta consolar o Amor, que foi picado pelas abelhas quando procurava um favo de mel. É uma obra que transmite uma ideia: o amor pode seguir-se de picadas de abelhas.

Danae, de Corregio, de 1531, exibe a lenda de Danae e Júpiter. Narra a lenda, Danae foi presa pelo pai Acrísio num quarto, pois segundo o oráculo o filho de Danae seria o causador da sua morte. Júpiter consegue chegar até Danae transformando-se em chuva de ouro, e esta concebe de um filho do deus do Olimpo, Perseu. Aqui na composição vemos Danae a receber a semente do deus com um ar sorridente. À beira da cama, dois Eros afiam as suas setas do amor.

Santa Cecília e São Valeriano, de Lelio Orsi, segunda metade do século XVI, apresenta Cecília e Valeriano, duas figuras destinadas a casar. Porém, Cecília tinha feito um voto de castidade. Contou ao seu marido do seu voto e este aliou-se a ela. Um anjo sobrevoa a cena para coroa-los com duas coroas de flores.


Daniela Vicente

Título: Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 38

775 

Comentários - Pintura italiana do século XVI contada pelos pintores

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios