Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 20
São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

A pintura de Guercino apresentada é datada do ano de 1652 -1653. S. Lucas foi o primeiro iconógrafo e por isso é o patrono dos pintores. É possível ver na obra o privilégio da cor e da mancha sobre a linha e da profundidade sobre o plano.
No quadro, apercebemo-nos de um primeiro plano onde é possível observar a figura de São Lucas. Sabemos que é o mesmo através do título da imagem e pelos atributos que lhe são incutidos, neste caso específico, a paleta de tintas, o cavalete e o boi. São Lucas parece que convida a olhar a obra, que o mesmo pintou.

O seu símbolo é o touro, o animal dos sacrifícios porque Lucas começa o seu Evangelho com a evocação do sacerdote Zacarias, celebrador do Templo de Jerusalém.

As representações de São Lucas apresentam-se normalmente de duas formas, como evangelista e como pintor da virgem. No que diz respeito à sua primeira representação os seus atributos iconográficos são o boi com ou sem asas. Esta figuração pode ser devido ao facto do evangelho de São Lucas ser aquele que mais ênfase dá ao sacerdócio de Jesus Cristo e sendo o boi o animal representativo do sacrifício do mundo antigo, o mesmo aparece associado ao evangelista. Na obra podemos observar que o boi se encontra localizado por cima de um livro, o qual podemos considerar que seja o Evangelho.

Como pintor aparece associado à paleta, ao cavalete e aos pincéis. No que diz respeito à representação da Virgem e do Menino, é dito que São Lucas descreve os mesmos em três ícones. É quase sempre representado com os elementos acima descritos.

No fundo da pintura no lado direito da imagem é possível ver uma paisagem enquadrada através de uma coluna de dimensões colossais. São Lucas no primeiro plano da pintura encontra-se como que numa posse de apresentação da sua obra, a pintura da Virgem Maria com o menino, (uma pintura dentro de uma outra pintura), onde a virgem se apresenta vestida com uma túnica de cor vermelha, característica das virgens de Nossa Senhora, o vermelho é também símbolo do amor, do sacrifício e representativo do humano. Sobre a túnica assenta um manto azul, emblema das mães daquela época, o azul foi uma cor usada na representação de divindades, foi estabelecida como a cor de todos aqueles que transmitem santidade.

Contudo é curioso observar na imagem que São Lucas se encontra vestido com vestes da mesma cor da roupagem da Virgem Maria, mas as mesmas encontram-se ao contrário, a veste sobre o corpo é azul e a superior vermelha. A Virgem Maria encontra-se com a sua mão esquerda a pegar no menino Jesus como que em significado da mão de consolo que Maria oferece a todos aqueles que a ela recorrem. Ainda no que diz respeito aos membros superiores da figura pintada é de notar a mão alongada com os dedos juntos a apontar para o Menino, representando o “caminho”, segundo o Evangelho ”Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida”.

Jesus apresenta-se também ele vestido de vermelho pois é “o Filho do Homem” preparado para o sacrifício. A cabeça de Cristo, como é possível reparar na imagem, apresenta proporções de tamanho superior em relação ao corpo, cujo significado está associado aqueles cuja inteligência é inspirada pelo Espírito Santo. Na cabeça da Virgem e de Cristo apercebemo-nos da existência de um “nimbo”, uma auréola usualmente dourada, que representa a “Luz de Deus”.

Na zona por trás de São Lucas encontra-se um anjo com umas vestes curtas (pois é possível observar um membro inferior, a perna, desnudado por baixo do cavalete onde se encontra o quadro que São Lucas está a pintar) de cor negra que observa a obra do pintor e olha para a Virgem e para o Menino com um ar afectuoso. O anjo que aparece na pintura não tem nenhum atributo iconográfico através do qual seja possível a sua identificação, contudo através do conhecimento dos ícones associados ao Evangelho de São Lucas e à Virgem Maria, coliguei esta personagem à figura do arcanjo Gabriel.

Os arcanjos são mensageiros de Deus das Boas Novas. Conhecido como São Gabriel Arcanjo, é o anjo que serve como mensageiro de Deus. Segundo o Evangelho de São Lucas, diversos cristãos acreditavam que Gabriel teria previsto os nascimentos de São Baptista e Jesus Cristo. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Messias e foi a ele que foi confiada a mais alta das missões que havia sido confiada a alguém, o anúncio do Filho de Deus, São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma Virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e o seu Reino não terá fim”.

Na imagem estudada São Lucas parece convidar o observador a entrar para o quadro e a olhar para a pintura da virgem e do menino pintada sobre o mesmo, e nessa mesma “pintura”, apercebemo-nos que também eles, Virgem e menino, se encontram a olhar para o observador, como que, também eles a convidarem o observador a olhar o quadro.


Sónia Henriques

Título: São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

Autor: Sónia Henriques (todos os textos)

Visitas: 20

791 

Comentários - São Lucas Pintando a Virgem Maria do pintor Guercino

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios