Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Itália e a Arte

Itália e a Arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Itália e a Arte

No Pentecostes, de Andrea Orcagna, o Espírito Santo desce sobre Nossa Senhora e os apóstolos, dispostos sobre uniformemente sobre o tríptico, e coloca sobre eles as línguas de fogo, tornando-os oradores astutos. Das suas cabeças vemos sair línguas vermelhas. Um dos apóstolos do painel direito olha para o observador.

Na obra Lamentação sobre Cristo morto, de Giovanni da Milano, Nossa Senhora, Madalena e São João Evangelista chorosos e tristes amparam Cristo, pálido e inanimado. As auréolas muito elaboradas quase ofuscam a cara de São João Evangelista.

Coroação da Virgem, de Jacopo di Cione, 1272-73, uma obra encomendada em 1372 pelos oficiais da Zeca, é uma pintura que que retrata a coroação da Virgem. Cristo coloca a coroa na cabeça destas, e os santos assistem a coroação. O trono onde está a Virgem e Cristo por um pano decorativo com elementos naturais e geométricos. A cor dourada predomina aqui, pois esta obra foi encomendada por uma instituição que cunha moedas de ouro, a Zeca.

Nossa Senhora no trono e santos, de Mariotto di Nardo, é um políptico, que foi encomendado pela família Corsini. No painel central está a Virgem com o Menino ao colo rodeada por quatro anjos. Nos painéis laterais estão São Lourenço e São Evangelista à esquerda, e São Tiago e São Sebastião à direita. Na predela estão cenas da vida da Virgem, ao contrário das cúspides, que têm cenas da Paixão de Cristo.

Nossa Senhora amamentando e santos, de Agnolo Gaddi, é uma personagem que ocupa a totalidade da tábua, assim como a Santa Catarina, Maria Madalena, Soão Baptista e Santo António Abade com os seus respetivos atributos: roda, vasilha de unguento, bastão com formato de cruz e livro das Sagradas Escrituras. Nossa Senhora oferece generosamente o seio ao seu filho, que retribui o amor segurando a mão da sua mãe. O Menino tem um corpo um bocado desproporcional daquilo que consideramos esteticamente bonito.

Anunciação, Mestre da Menina Straus, 1400-10, mostra Nossa Senhora e o arcanjo Gabriel num espaço fechado. O pintor captou o momento da Anunciação, ou seja, o anúncio da vinda de Jesus. A pomba do Espírito Santo mandada por Deus sobrevoa a cena.


Daniela Vicente

Título: Itália e a Arte

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 2

608 

Comentários - Itália e a Arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios