Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Móbiles: uma arte fácil e encantadora

Móbiles: uma arte fácil e encantadora

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 343
Comentários: 10
Móbiles: uma arte fácil e encantadora

Os móbiles são esculturas em movimento, belas nas formas e passíveis de várias interpretações. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente e de formatos e coloridos variados. Chamam a atenção não só pela beleza, mas pelo prazer que proporcionam. Os móbiles garantem tranquilidade, promovem momentos de concentração, além de embelezarem os ambientes em que se encontram. São objetos de decoração bastante utilizados especialmente em quartos de bebês, mas devem ser explorados também para outros ambientes.

O criador do móbile foi Alexander Calder, um artista plástico norte-americano. Desde sua infância já criava seus próprios brinquedos. Suas primeiras esculturas foram produzidas em arames. Ao longo de sua vida criou os stabiles, estruturas fixas e os móbiles, estruturas em movimento. Inicialmente eram discos unidos por um fio que se movimentavam quando em contato com o vento.

Os móbiles evoluíram e hoje tomam diversas formas. Alguns são quase objetos arquitetônicos devido ao material com que são feitos e ao design com que são concebidos. Outros seguem a linha artesanal, utilizando-se de patchwork, miçangas e fios coloridos para dar tons, brilhos e o elemento rústico nos móbiles. Essas esculturas são feitas tanto nas escolas pelas crianças envolvendo arte e educação, quanto por artesãos e arquitetos. Alguns decoradores incorporam a arte as suas produções. Também tem os famosos móbiles para bebês compostos de bichinhos que rodam e de músicas que encantam ou hipnotizam. Não existem crianças que não tenham contato com este tipo de decoração-brinquedo. Esses são industriais. Mas eles podem ser feitos artesanalmente e nesse caso o fator “único” é bastante significativo.

Os móbiles caseiros são fáceis e baratos de fazer. Para confecioná-los é preciso criatividade na composição e no aproveitamento de materiais. Eles podem ser feitos com materiais recicláveis, brinquedos, papeis, dobraduras, entre inúmeras outras possibilidades. Podem ser construídos em uma única linha reta, dispondo verticalmente os objetos que farão a composição do móbile. Podem também ser estruturados espiralmente. Ainda há a possibilidade de se fazer várias linhas verticais em uma única base.

Os móbiles normalmente se caracterizam pelas formas harmônicas e a sensação de leveza que dão. São composições artísticas suspensas, em que o elemento equilíbrio é bastante importante para sua sustentação. Os móbiles então são peças de artes que imprimem uma ideia de liberdade fascinante. Eles transformam os ambientes que ocupam, podendo até mesmo substituir um móvel. A arte da decoração é transformar os locais, não necessariamente com a inclusão de mobiliários. Por vezes, objetos de arte preenchem espaços eficazmente. Os móbiles podem ocupar paredes, cantos, tetos, centros de cama ou mesa de apoio. Basta que se use o bom senso e a finalidade do móbile que é poder estar em movimento.

Para criar móbiles, é preciso internalizar que as construções estão nas ideias de cada pessoa. Muitos móbiles estão impregnados de histórias pessoais, recheados de crenças e propostas de renovação. O fato é que se constituem, sejam eles como forem apresentados, num ótimo presente para se dar a quem se gosta ou uma excelente opção para decorar e até personalizar o ambiente em que se vive.



Rosana Fernandes

Título: Móbiles: uma arte fácil e encantadora

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 343

763 

Imagem por: mommawants1more

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    22-04-2014 às 16:13:19

    Não conhecia esses móbiles, mas ao ler seu texto pude ver o quão bom ele é. A Rua Direita agradece a escrita, obrigada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãobruna

    11-04-2013 às 10:56:20

    adorei a reportagem e me interessei mais ainda pelo fascinio dos mobiles.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãomateus fernandes

    10-09-2014 às 23:55:55

    bom né

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoao

    19-01-2013 às 13:13:41

    essa pagina me ajudou muito a faer um trabalho da escola!
    obrigado =)

    ¬ Responder
  • dandara

    15-10-2013 às 18:20:51

    tanbem me ajudou a faser o trabalho de escola que valeu 10, muito interesante esse trabalho gostei muito de verdade dos mobiles

    ¬ Responder
  • taynarataynara

    31-01-2012 às 17:28:29

    ee msm nossa pooq vc nao deixou mas facil pra nois fazeer kkk

    ¬ Responder
  • andreiaandreia

    20-11-2011 às 13:43:28

    muito legal mas dificil de fazer*-*

    ¬ Responder
  • ambrosioambrosio

    10-05-2011 às 11:58:52

    Es muito fofi

    ¬ Responder
  • emillyemilly

    04-03-2011 às 22:56:20

    super legal!ADOREI

    ¬ Responder
  • Eliane VarejãoEliane Varejão

    18-07-2010 às 21:15:49

    Sou facinada por móbiles desde criança,e faço móbiles reciclados grandes de vários modelos e gostei muito da reportagem.parabens!!

    ¬ Responder

Comentários - Móbiles: uma arte fácil e encantadora

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: mommawants1more

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios