Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Portugal está a envelhecer. Estima-se que 55,1% da nossa população tem entre 25 e 64 anos, e 19,1% tem mais de 65 anos. Assim a percentagem de jovens no nosso país é de apenas 25,7%, um quarto da população total.

Com o aumento da idade, as nossas condições físicas vão-se alterando naturalmente, e já não conseguimos fazer as mesmas coisas que fazíamos antes, tanto a nível físico, como a nível psíquico e intelectual. Muitas são cãs coisas que têm sido ditas, e escritas, relativamente a temas como este, no entanto cada pessoa é um individuo único, ainda que num contexto social, e a adaptação de cada um ao seu meio e às suas próprias circunstancias é tão variável quão variáveis são os pensamentos que nos rolam na mete durante os dias da nossa existência.

Assim, vejamos o que podemos fazer para nos manter úteis e operacionais, uma vez que este mesmo envelhecimento populacional nos obrigará a ser ativos, muito para além da chamada idade ativa…

Primeiramente pensemos no nosso corpo, é sabido que quem não usa não tem, por isto é importante que nos mantenhamos ativos, exercitando os músculos esqueléticos, não de vez em quando mas todos os dias. Para além dos músculos, precisamos treinar também o equilíbrio para o que aconselho vivamente que tentemos caminhar pelas pedras compridas que rematam a calçada, parece uma brincadeira de miúdos mas é um bom treino para o equilíbrio.

A nossa mente necessita também ser exercitada para que ao invés de diminuir a sua capacidade, ela possa ter caca vez mais aptidão, para que o nosso desempenho, ao invés de diminuir a sua qualidade possa melhorar de dia em dia juntando-se a isto o conhecimento que fomos adquirindo ao longo dos tempos… Só assim poderemos recuperar a antiga visão do idoso, não como um estorvo mas como uma referência. Para isto nada melhor do que procurar aprender sempre. O desenvolvimento global é notório, e todos os dias temos novas coisas para aprender, a leitura de livros técnicos é aconselhável, o aprendizado de línguas, de informática e outras coisas mais é desejável.

Como diz o provérbio parar é morrer, e o meu desafio primeiro é que não deixemos morrer a nossa mente enquanto o corpo resistir, e o segundo é que cuidemos do nosso corpo para que possa dar descanso à mente com o mínimo de dores.


Ana Sebastião

Título: Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Comentários - Envelhecer Bem - A Preocupação do Séc. XXI

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios