Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Arte Neobabilónica ou caldaica

Arte Neobabilónica ou caldaica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 8
Arte Neobabilónica ou caldaica

Sob ameaça, o Império Assírio terminou em 612 quando Ninive caiu na invasão dos Medos e os levantamentos dos Babilónios. Sob a dinastia dos caldeus, a antiga cidade da Babilónia floresceu entre 612 e 539 a.C. O mais conhecido deuses últimos governantes babilónios foi Nabucodonosor II, responsável pelos jardins suspensos da Babilónia.

O Palácio de Ishtar marca pelo efeito brilhante das cores do tijolo vidrado, patente na fachada do pátio do Salão do Trono, assim como na Via Processional que conduzia à Porta de Ishtar. Sobre um fundo azul-escuro, destaca-se, em relevo modelado, uma procissão de touros, dragões e outros animais: dragões de pescoço de serpente brancos e amarelos (deus Marduk, o deus principal Babilónico), touros amarelos de crinas azuis (deus Adad, o deus da tempestade) e leões brancos e amarelos estavam consagrados (deusa Ishtar, deusa do amor e da guerra.

A zigurate de Entemeneki (nome sumério) ou de Marduk tem 7 andares multicoloridos e é o complemento de outras zigurates que existiram por obra de Nabucodonosor II. O último andar era dedicado a Marduk e, neste, fazia-se uma cerimónia do final de ano – Akitu. Esta zigurate foi identificada como a Torre de Babel descrita no Antigo Testamento.

O Palácio de Kalakh foi construído por Assurnasirpal II, onde estabeleceu a sua residência. Situava-se na parte central do Tigre, a sul de Assur, sendo a primeiro palácio permanente. Tinha um núcleo central destinado à corte, com um pátio no interior, salão de trono e sala de receções. Tinha ainda uma zona destinada aos aposentos das visitas mais importantes. Os baixos-relevos do palácio representam a glorificação de Assurnasirpal II, em ofertório aos deuses, campanhas militares e caçadas.

O Palácio de Ninive foi construído pelo rei Asurbanipal. Os baixos-relevos mostram em pormenor as lutas na guerra contra o Elam, bem como as caçadas aos leões.

A arquitetura e o urbanismo da Bailónia são uma arte piedosa, a melhor palavra que descreve esta civilização. O apogeu da zigurate, como a torre de Entemeneki, anteriormente descrita, a porta de Ishtar, muito conhecida pela história da arte, e a torre de Esaguila, uma casa de evolução suprema.


Daniela Vicente

Título: Arte Neobabilónica ou caldaica

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 8

701 

Comentários - Arte Neobabilónica ou caldaica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios