Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Vestuário > Nódoas de gordura na roupa! Aprenda como tirar

Nódoas de gordura na roupa! Aprenda como tirar

Categoria: Vestuário
Visitas: 10
Comentários: 12
Nódoas de gordura na roupa! Aprenda como tirar

As nódoas de gordura na roupa são altamente desagradáveis e devem ser imediatamente retiradas, dependendo da qualidade do tecido em que caiem.

Assim no caso de uma nódoa cair num tecido deve colocar-se farinha de trigo ou talco, depois tapa com papel absorvente e de seguida passar a ferro. Se não for muito grande basta esfregar com água quente com sabão ou detergente e depois lavar na máquina com detergente líquido em vez de detergente em pó. O líquido contém mais agentes de limpeza que ajudam a eliminar as nódoas de gordura. Há quem use um remédio caseiro com farinha de batata e depois escova com uma escova de dentes. Esta é muito usada para este efeito. Se não desaparecer logo o melhor é usar água gasosa com cristais ou sabão antes de lavar com água quente. O álcool vínico ou etílico pode igualmente usar-se para o efeito. O tratamento com benzina só pode fazer-se no caso das lãs e não em tecidos.

No entanto, apesar destes truques mais usuais há quem prefira polvilhar a nódoa com pó de talco se esta for recente. Pode igualmente esfregar-se a nódoa com um pano impregnado de gasolina purificada e de seguida lavar com água e sabão.

Se a gordura cair num tecido sedoso o ideal é acrescentar na água uma colher de amoníaco. A acetona é igualmente aconselhada para tecido seguido de uma lavagem.

Para tecidos brancos o melhor é esfregar com água oxigenada até desaparecer a gordura. Para as lãs recomenda-se ainda o éter bem como para os tecidos de cor água oxigenada e umas gotas de amoníaco.

No entanto se a nódoa recair no mármore deve esfregar-se com gasolina e lavar com água.

Apesar desta enorme variedade de retirar nódoas de gordura às vezes basta esfregar a mancha com sabonete e depois lavar com água tépida ou quente.

Se eventualmente a gordura cair num casaco de couro deve esfregar-se com algodão impregnado de éter. De seguida aplicar um creme para ficar macio.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Nódoas de gordura na roupa! Aprenda como tirar

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 10

811 

Imagem por: Lara604

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 12 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    17-09-2014 às 03:30:28

    Muito bom! Amei saber de todas essas dicas para tirar nódoas de gordurana roupa! Quando acontecer o imprevisível como cair algo no tecido, então, é melhor cuidar logo para não ficar pior!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    08-06-2014 às 03:59:14

    Nada de passar um pano ou qualquer outra coisa na hora que cair nódoa de gordura na roupa. O ideal é imediatamente lavá-lo e evitar que se espalhe pelo resto da roupa.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Mariulde Irayulde naya serafim

    19-01-2013 às 08:55:20

    bem para tirar as manchas das ruopa aconselharia usar um tipo de detergent em pó

    ¬ Responder
  • Wallace RandalWallace Randal

    20-09-2012 às 16:50:41

    Olá Teresa, obrigado pelas dicas! É, essas manchas são deveras desagradáveis e podemos não mais usar a roupa se ela estiver muito feia. E perder uma peça por causa de um descuido desses é muito triste! Gostei da ideia de usar água oxigenada, ou pó de talco. São coisas úteis, poderosas, e que geralmente temos em casa; caso não tenhamos, é fácil e barato de encontrar. Não mais às nódoas de sujeira !!!

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    20-09-2012 às 10:35:00

    Existem determinados truques, chamando-lhe assim. Muitas pessoas dizem "olha que isso faz nódoa e já não sai" sair sai, as pessoas é que não se dão ao trabalho de procurar ou saber as técnicas para a tiragem das nódoas.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    20-09-2012 às 02:01:45

    Dicas muito úteis.Afinal,quem nunca sujou a roupa com um pedaço de carne assada ou um pedaço de frago frito.Acredito que todos,já tiveram esse problema e já sofreram na hora de tirar a mancha.

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    19-09-2012 às 18:07:12

    há pouco tempo caiu uma nódoa nojenta na minha camisola preferida. fui a correr para ir molhar com água mas a minha mãe deu-me outra dica: lavar a mancha com lava-loiça, ou vulgarmente conhecido como detergente para a loiça. vocês não vão acreditar mas a nódoa saiu. não ficou nem rastos dessa nódoa. fiquei muito feliz e até hoje não uso outra coisa. claro, que há nódoas e nódoas, mas usualmente saem com facilidade.

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    19-09-2012 às 13:50:46

    Excelentes dicas, ótimo texto. Por vezes sabemos tantos truques para tirar nodoas, mas nem sempre dão resultado. Quanto mais informação e sabedoria nestas coisas de utilidades domesticas, melhor para nos facilitar o dia a dia. Parabéns...

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    19-09-2012 às 12:35:38

    Acho que a grande maioria das pessoas já manchou alguma peça de roupa com gordura, e realmente não é nada agradável, pois este é um tipo de mancha difícil de ser eliminada. Ainda bem que encontrei estas dicas por aqui, e a missão de eliminar as manchas de gordura das roupas se tornará mais fácil. Seguirei suas dicas e sempre que preciso utilizarei o talco ou a farinha de trigo ou talco, seguindo os conselhos.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    19-09-2012 às 12:24:53

    Ainda que grande parte das nódoas possam ser removidas recorrendo a uma lavagem da roupa (quanto mais cedo lavar maiores serão as probabilidades de a nódoa desaparecer por completo), a verdade é que existem substâncias que se entranham particularmente nas fibras da roupa e existem tecidos que agarram mais facilmente as nódoas. Assim, o seu texto é muito útil quando nos deparamos com uma nódoa particularmente persistente- quase todas têm solução, desde que com paciência!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    19-09-2012 às 11:25:55

    È frequente cair uma nódoa de gordura na roupa quando menos se espera. Pode ser à refeição, a preparar as mesmas ou no fim.Na eventualidade de cair uma nódoa de gordura deve retirar-se imediatamente a peça, esfregá-la em água morna com um detergente ou sabão, ou colocar pó de talco por cima.Eu pessoalmente prefiro mergulhar em água morna mas há quem opte ainda por deitar umas gotas de limão em água e lavar.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    18-09-2012 às 19:25:02

    Que coisa indesejável é ter essas manchinhas nas roupas. As vezes por descuido, deixamos cair óleo, sorvete, molhos nas roupas e que são quase impossíveis de sair. Isso porque já lavamos centenas de vezes e quanto mais lavamos, mais a roupa vai desbotando. Para tirar essas nódoas, achei bem interessante seu texto, não os conhecia e com certeza da próxima vez em que isso ocorrer, saberei o que fazer por causa texto. Parabéns pelo esclarecimento.

    ¬ Responder

Comentários - Nódoas de gordura na roupa! Aprenda como tirar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Lara604

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios