Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Serviços Construção > Bons serviços de construção

Bons serviços de construção

Visitas: 6
Comentários: 3
Bons serviços de construção

Construir ou remodelar a nossa casa é um marco importante na nossa vida pessoal e… financeira. De facto, um momento tão decisivo pode revelar-se um autêntico pesadelo se se tiver o azar de contratar um profissional da construção que simplesmente não o seja. O problema é bem mais frequente do que se julga, pois muitas pessoas preferem economizar no orçamento e prescindir de profissionais como engenheiros civis, por exemplo. O resultado pode ser bom, mas também se pode revelar desastroso. Todavia, os riscos podem ser calculados.

Para cumprir este desígnio, mantenha-se atento durante todas as fases do processo. Assim, o contrato inicial da prestação do serviço (ou empreitada) deve ser firmado em papel e assinado por ambas as partes (empreiteiro e consumidor). Este contrato deve prever detalhes como o início e o fim da obra, os materiais a serem utilizados, o valor total da obra e a descrição das fases da mesma. Só assim se poderá proceder a uma reclamação junto das entidades competentes e fazer valer os seus direitos. Em última análise, e em caso de obra defeituosa, desvirtuada ou incompleta, poder-se-á exigir ao construtor a reparação ou continuação da obra com um desconto no valor da empreitada pelos danos infligidos, por exemplo. Evite, portanto, e sempre que possível, contratos verbais, porque palavras leva-as o vento, e um pedreiro menos consciencioso pode, de um momento para o outro, debandar para outra obra e deixar a sua a meio.

Outro conselho útil para que tudo corra sobre rodas na construção ou remodelação da sua casa é concluir o pagamento da factura apenas no final da obra, por motivos óbvios. A forma de pagamento deve também estar incluída no contrato escrito e, em obras pequenas, pode simplesmente pagar-se 50% na adjudicação da empreitada e os restantes 50% na conclusão da obra. O consumidor não deve sentir-se intimidado se, porventura, o resultado não corresponder àquilo que fora solicitado: deverá exigir a reposição de peças danificadas ou a reconstrução de parcelas erradamente edificadas.

Finalmente, deverá procurar boas referências sobre o profissional que pretender contratar, junto de familiares e amigos, mas também em fóruns na internet. Apesar de este requisito não ser, por si só, suficiente, permite eliminar alguns (maus) profissionais do seu leque de escolhas. E um construtor que se preze, deseja, certamente, possuir boas referências, de maneira a manter o seu negócio.

Por isso, antes de se decidir, faça um bom trabalho de casa, pesquise, informe-se e… deite mãos à obra!



Isabel Rodrigues

Título: Bons serviços de construção

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 6

625 

Imagem por: Martin Pettitt

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Yuri SilvaYuri

    22-09-2014 às 14:19:43

    É preciso procurar muito um serviço bom de construção. O melhor é receber indicação de um amigo, colega que já obteve o serviço. Assim, temos referências!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    01-06-2014 às 04:27:49

    Apesar de ser difícil de encontrar bons serviços de construções, a mão de obra é o que mais pesa. Mesmo que a pessoa trabalhe muito bem, mas os valores estão absurdamente caros. É preciso pesquisar muito antes de contratar!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • magvlymagvly

    06-06-2011 às 15:23:33

    gostei te dou 100%...

    ¬ Responder

Comentários - Bons serviços de construção

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Martin Pettitt

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios