Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Conheça as doenças mais comuns no inverno

Conheça as doenças mais comuns no inverno

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Conheça as doenças mais comuns no inverno

No inverno, devido à baixa temperatura, a baixa umidade do ar e a poluição, é comum aparecer várias doenças causadas, principalmente, por vírus. Geralmente, as crianças e os idosos, por terem imunidade mais baixa, são os principais atingidos por esses vírus. Então, conheça as doenças mais comuns no inverno e aprenda dicas para saber como preveni-las.

Doenças mais comuns no inverno
Asma
É uma inflamação que atinge o sistema respiratório, causada por vírus. Poeira, cheiros fortes e de mofo, emoções e umidade costumam despertar o ataque alérgico. Essa doença costuma causar tosse, sensação de falta de ar e chiados no peito. Não há um meio de prevenir a asma, porém, com tratamento contínuo ela pode ser controlada.

Bronquite
É uma inflamação nos brônquios que impede que o ar chegue até os pulmões. Existem dois tipos de bronquites: a forma aguda, que é causada por vírus e bactérias e a forma crônica. Alguns de seus sintomas são: tosse seca com chiado ou com eliminação de secreções, fadiga, dor no peito, mal estar e febre. O fumo pode agravar a situação de um paciente que tenha bronquite.

Gripe



A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas são: entupimento das vias aéreas, garganta inflamada, febre alta, fraqueza, espirros, coriza, entre outros. Por ser transmitida pelo ar, a gripe é muito contagiosa.

Dor de ouvido
Causada por uma bactéria, a dor de ouvido é uma infecção que atinge certa região do ouvido, sendo apresentada comumente em crianças. Muitas vezes, vírus e bactérias da garganta migram até o ouvido por meio de secreções dessas áreas e assim, origina-se a dor de ouvido.

Pneumonia
Esta doença é causada por vírus, bactérias ou fungos, afetando diretamente os pulmões com uma forte infecção aguda. Geralmente, essa doença ocorre após gripes ou fortes bronquites. Seus sintomas são: dor no tórax, febre alta, tosse com catarro, suor, palidez e calafrios.

Resfriado
Muitas pessoas confundem o resfriado com a gripe, porém o resfriado é uma infecção leve que atinge o nariz e a garganta, causada por vírus. Alguns de seus sintomas são: espirros, tosses, dores de garganta, dores musculares, entre outras. Não há um tratamento específico, apenas devem-se tomar remédios para tratar os sintomas e esperar a recuperação natural do organismo.

Rinite
Doença causada pela irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Principais sintomas: espirros, coceira, coriza e nariz entupido.

Sinusite
Uma inflamação que atinge a mucosa, revestimento dos “seios da face” (como é mais conhecida), que são cavidades do crânio que ficam em volta do nariz. A sinusite é causada por infecções bacterianas ou virais, e por alergias. Seus principais sintomas são: dor de cabeça, nariz entupido, dor nos olhos e inchaço nas pálpebras.

Como prevenir doenças causadas no inverno
- fazer exercícios físicos com regularidade;
- comer alimentos com bastante vitamina C (laranja, acerola, limão, entre outros);
- evitar lugares fechados;
- secar as roupas a luz do sol;
- lavar as mãos frequentemente;
- vacina;
- no caso de bebês, é importante manter a amamentação, pois, o leite materno fortalece o sistema imunológico da criança.


Rua Direita

Título: Conheça as doenças mais comuns no inverno

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

703 

Comentários - Conheça as doenças mais comuns no inverno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios