Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Latte Art – A Arte no café

Latte Art – A Arte no café

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Latte Art – A Arte no café

Quem não gosta de café! Cheio, pingado, curto, sem princípio enfim, tirado de tantas formas. Se nos tempos mais antigos os cafés eram todos instantâneos, nos dias que correm, uma máquina de café expresso está ao alcance de qualquer um de nós.

Qualquer um pode ser amante de café e pode não ser só bebido na pequena chávena, tantas vezes pedida para escaldada em dias de maior frio. Em sobremesas, bebidas e refrigerantes frescos (acompanhados com gelo e limão), em rebuçados e caramelos, em bolos ou em molhos, o sabor do café estende-se por todo o lado. Mas se o sabor é único, o cheiro é intenso e existem já no mercado velas com este aroma tão característico.

Mas se gostamos tanto de café, será que o seu aspeto é assim tão importante? Dizem os apreciadores de um expresso, que este se tem de fazer acompanhar por uma boa espuma no topo. No entanto, será que isso basta?

Para quem tem talento e imaginação, a espuma e o sabor não foram suficientes. Criar um café com leite (ou natas) que contasse uma história ou que simbolizasse qualquer coisa foi uma inspiração de mestre. Surgiu então a ideia de criar a Arte no café (também conhecido por Latte Art ou Caffe Art).

Esta mestria consiste em desenhar figuras na espuma do café.
Feitas por um barista, estas figuras são normalmente feitas utilizando um de dois métodos (ou utilizando os dois).

Aromatizadas, as bases podem ser o café simples, o cappuccino, o café com leite e o chocolate quente. Os aromas podem variar entre a canela, a avelã, a baunilha entre outros.
O grande segredo desta arte está no leite vaporizado, bastante consistente e cremoso. Esta é a principal área de trabalho.

O truque final e aquilo que desencadeiam os desenhos, são a forma como se coloca o leite vaporizado na chávena, mas também a mestria de um pauzinho que vai fazer sobressair o café de baixo que sobressai no leite de cima.

Uma verdadeira arte de café associada a intensos e fantásticos de sabores. Quem os pede, fica com pena de os beber e torna-se um viciado nesta perfeita arte.

Prazer aos olhos e ao gosto até para os que se dizem não apreciadores de café.


Carla Horta

Título: Latte Art – A Arte no café

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

637 

Comentários - Latte Art – A Arte no café

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios