Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Literatura > Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Literatura
Comentários: 3
Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Nelson Mandela é uma personalidade incontornável do panorama mundial, não apenas no âmbito político, mas também e sobretudo em termos de valores humanos e sociais. Talvez estudando o seu percurso e personalidade os jovens angariassem elementos de condescendência e de sã convivência, ao invés de alimentar ódios idiotas e contravalores absolutamente despersonalizantes.

Jack Lang, cientista político francês que ocupou por duas vezes o cargo de ministro da Cultura e Educação do seu país, em «Nelson Mandela – Uma Lição de Vida», um livro da editorial Bizâncio, apresenta ao mundo o herói nascido em 1918 cujo exemplo continua e continuará a inspirar a resolução dos diversos problemas com base no direito e na não violência, à semelhança de Gandhi. É incrível como depois de 27 anos de cárcere, Mandela não acalentou ódio pelos seus carrascos, nem pelo sistema instituído ou pelos responsáveis por esse estado de coisas. A partir de 1944 foi obrigado a viver na ilegalidade e na clandestinidade, mas rebelde só mesmo no combate à injustiça perpetrada contra os negros.

É na prisão que decide estudar as pessoas, o seu íntimo, as suas motivações e reações, descobrindo, de igual modo, o teatro. A paciência, a tolerância e a democracia foram o seu código de conduta e evitaram o jorrar de um mar de sangue num país completamente dividido. A renúncia à vingança, numa negociação que parecia impraticável, aportou uma nação arco-íris. Foi o milagre do perdão! Dizia Mandela: «Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso.» Comentários para quê? Esta expressão denota bem as características do homem e do político, a sua génese, a sua força.

Não obstante, Lang consegue nesta obra não enveredar pelo melodrama, optando por mostrar Nelson Mandela, não como um super-homem ou alguém fora da realidade, mas sim um comum mortal que marcou a diferença pelo uso adequado e inteligente da sua incomum força de vontade, que teve a dita de reconciliar negros e brancos.

Efetivamente, Nelson Mandela recusou-se a ser mero espectador de um continente africano à beira do abismo e, sabendo tirar lições da tragédia, alterou irreversivelmente a história da África do Sul, com algumas mensuráveis contribuições a nível mundial. Sendo o fio condutor desta produção literária a paixão de Mandela pelo teatro, a sua vida daria, realmente, uma peça em vários atos: a saída da prisão, o facto de ter recebido, em 1993, o Prémio Nobel da Paz, a eleição para presidente nas primeiras eleições multirraciais do seu país… Tudo, claro, envolto em muitas lágrimas, risos, fatalidades e romance.


Maria Bijóias

Título: Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

782 

Imagem por: Hambear

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • luanaluana

    17-11-2011 às 22:13:13

    nelson mandela foi muito corajoso de ter enfrentado o racismo,pois ele é um homem muito guerreiro

    ¬ Responder
  • luizluiz

    29-01-2011 às 00:50:25

    um homem que deve ser imitado por todas as pessoas que lutam por dias melhores e justiça social. nelsom mandela é um cidadão do mundo.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRaphaella Queroz

    07-05-2010 às 00:15:09

    Magnifico,adorei, muito bem colocado a história de superação de Nelson.

    ¬ Responder

Comentários - Nelson Mandela – Uma Lição de Vida

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: Hambear

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios