Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Internet > No mundo dos Downloads

No mundo dos Downloads

Categoria: Internet
Visitas: 4
Comentários: 1
No mundo dos Downloads

Como toda a gente sabe – ainda que alguns assobiem para o ar e finjam que não sabem – qualquer produto que esteja registado está automaticamente protegido por direitos de autor. Isto também é válido para músicas, vídeos, filmes, imagens e outros produtos semelhantes – desde que o seu autor tenha feito o registo da patente.

Os downloads ilegais são um grande problema hoje em dia e obviamente causam grandes prejuízos às empresas que actuam neste sector. Os downloads ilegais aliados aos gravadores de todo o tipo que existem hoje em dia (cd, dvd, etc.) e aos aparelhos portáteis (mp3, mp4, telemóveis, etc.) provocaram uma grande razia nos lucros das grandes companhias – Os piratas andam à solta, só que já não navegam no oceano em grandes embarcações …

Na minha opinião muitas delas tiveram o que mereceram – com isto não estou a dizer que sou a favor dos downloads ilegais – mas a exploração que levaram a cabo ao longo de tantos anos, explorando os fãs de todas as formas possíveis e imaginárias, só podia acabar em algo deste género.

Perante este cenário quase todos os países já criaram legislação que proíbe e pune os downloads ilegais. Portanto, a próxima vez que pensar em descarregar ilegalmente aquele filme ou aquele álbum que tanto gosta o melhor mesmo é pensar duas vezes. As coimas são bastante pesadas e pode inclusivamente incorrer em pena de prisão.

Na internet já existem alguns portais que permitem fazer downloads legais. Por exemplo pode descarregar um álbum inteiro do artista que gosta ou então descarregar apenas a(s) música(s) que gosta. Este parece ser o caminho mais lógico a seguir, no entanto, um estudo recente revela que a maior parte dos utilizadores não parece estar disposta a pagar pelos downloads. Se assim for, a única alternativa será aumentar os castigos para os prevaricadores e tomar medidas mais eficazes para evitar os downloads ilegais.

Muitos dos adolescentes desta última geração – que podemos chamar de “geração internet” - desde tenra idade foram adquirindo hábitos de fazer downloads ilegais sem que nada fosse feito para os impedir… Agora as coisas mudaram e ou eles acompanham a mudança e mudam os seus hábitos ou teremos uma nova onda de crimes e uma nova geração de criminosos.


Carlos Vieira

Título: No mundo dos Downloads

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 4

611 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    27-10-2014 às 15:33:28

    Existem alguns recursos muitos soltos, que não há nada que impeça de fazer o download. Por isso, muita gente o fazem sem nem perceber os perigos. O mais importante é usufruir apenas o que é permitido, aos demais é preciso deixar preso, não deixar livre para baixar.

    ¬ Responder

Comentários - No mundo dos Downloads

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios