Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Nova arte

Nova arte

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 2
Comentários: 2
Nova arte

São cada vez mais as canções sobre cidades de Portugal. Amontoam-se as descrições delicadas de ruas estreitinhas, calçada Portuguesa e independentemente do local onde nos encontramos, todos conseguimos imaginar uma rua típica, onde o fado é cantado com todo o encanto e sofrimento.

Nas ruas e ruelas deste Portugal, encontramos contos em cada prédio histórico, onde os vizinhos são família e a roupa branca esvoaça a cada janela.

As várias capitais de Portugal apresentam uma construção histórica, e não falamos dos monumentos nacionais onde sem qualquer sombra de dúvidas poderemos algum dia habitar.

Quantos de nós já não comentou a degradação de alguns prédios antigos nas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra e mil e uma cidades Portuguesas? Prédios sem telhado, onde ainda se pode espreitar alguns azulejos característicos de uma época, resistentes às intempéries.

Quem circula em cidades com prédios assim, tem verificado que aos poucos as cidades renascem das cinzas, e a degradação cinzenta que durante tanto tempo caracterizou estas ruas, preenche-se agora de cor e de vida.

As ruas das cidades típicas estão a ser reconstruídas.

Compram-se os prédios velhos do bairro típico e transformam-se em habitações que transpiram harmonia. O equilíbrio extraordinário entre o conforto da modernidade aliado à traça antiga é já considerado uma arte, e se quem julga que é mais barato comprar uma casa reconstruída do que uma casa num empreendimento novo, desengane-se. Os valores rondam exatamente a mesma coisa, e em ambos os produtos são tidos em conta áreas, localização e extras.

Estas reconstruções, oferecem-nos garagem, ar condicionado e aspiração central, numa fantástica harmonia com a traça antiga. A tábua corrida dos pavimentos são afagados e envernizados e a cor da madeira escurecida pelo tempo, apaixona os mais sépticos. Também as portadas são tratadas e cuidadas à exaustão com aduelas de casquinha pintadas de cor de ovo e as sancas, repletas de história são rematadas e recuperadas com a perícia natural de um artesão.

As fachadas tratadas com azulejos recuperados e as varandas corridas em ferro trabalhado, fazem as delícias de Gregos e Troianos. Confesse-se culpado quem não aprecia a beleza dos postigos à Portuguesa, ou as namoradeiras, já para não falar nos beirais que terminam muitas vezes com ornamentos recuperados á época.

A arte Portuguesa andou abandonada durante muito tempo e recuperam-se agora costumes, tradições e manias antigas. No entanto, ter uma casa recuperada com traça antiga não é uma mania. É um extremo bom gosto.


Carla Horta

Título: Nova arte

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 2

605 

Imagem por: ell brown

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRita Pacheco

    22-10-2009 às 13:08:36

    Assino por baixo, claro ;)
    Conseguiste captar a essência desta arte que é a recuperação de «uma casa histórica»...
    Rita

    ¬ Responder
  • Maria João CostaMaria João Costa

    22-10-2009 às 10:40:16

    Excelente texto.Fiquei satisfeita, por existir pessoas que sabem apreciar a nossa história.Adorei.

    ¬ Responder

Comentários - Nova arte

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Imagem por: ell brown

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios