Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O Chocolate é afrodisíaco?

O Chocolate é afrodisíaco?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
Comentários: 10
O Chocolate é afrodisíaco?

Raro é aquele que não gosta de chocolate. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhotes. Todos o adoramos. Sacia-nos, preenche-nos, cura-nos o choro depressivo, alegra-nos, aconchega-nos, mas também pode engordar.

Alguns de nós, e devido ao consumo ativo de chocolate, tem conhecimento que este docinho cria vício (chocólatras). O Chocolate estimula a produção de serotonina (substância cerebral que estimula e melhora a autoestima e o humor), daí existirem indivíduos que necessitem de uma dose diária de chocolate.

Que o chocolate aconchega, todos concordamos, mas será que o chocolate é afrodisíaco?

Consta-se que um Rei Azeteca Moctezuma (Azetecas - civilização indígena; 1325-1521), tinha o hábito de consumir uma bebida à base de chocolate, momentos antes de se dirigir aos aposentos das suas mulheres, sendo relacionado com a Deusa da Fertilidade.

Também a Grécia Antiga batizou o chocolate de Theobroma que significa o alimento dos Deuses.

No chocolate encontramos várias substâncias como a cafeína, triptofano, teobromina e feniletilamina que podem estar relacionados com a ideia que o chocolate é afrodisíaco.

A cafeína como todos sabemos, é um estimulante e um excitante. O triptofano sugere ao cérebro a produção de serotonina que induz á sensação de prazer. A teobromina estimula todo o sistema nervoso e o músculo do coração. Por fim a feniletilamina tem a reputação de ser responsável pelos estados de bom humor, pela atração e excitação.

Ora se o chocolate é composto por substâncias que nos fazem entregar á alegria, excitação, à sensibilização e ao prazer, não podemos julgar de forma negativa as propriedades afrodisíacas do chocolate.

Seja chocolate amargo, negro, branco, de leite, com amêndoas, nozes ou recheio, o chocolate faz história e é associado muitas vezes a demonstrações de afeto e de carinho.

Uma caixa ou uma barra de chocolate pode ser comprada em vários locais, mas para quem queira dar asas à imaginação e provar que o chocolate pode contar várias histórias, existem no mercado vários produtos à base de chocolate que motivam e incitam a uma prova de cariz mais sensual que o consumo normal.

Claro que afrodisíaco será o perfume, o gosto, os gestos e o olhar de quem está ao nosso lado, mas o chocolate tem de facto características e componentes que nos desinibem.

Pode engordar ou estragar os dentes, mas que nos estimula também é uma verdade. Estimula-nos e delicia-nos. Aproveite e compre uma caixa de bombons à sua cara-metade. Vai ver que no final da caixa, o chocolate comido a dois terá com toda a certeza um sabor especial. Tirará a conclusão que cada vez que se lembrar de chocolate vai sorrir!


Carla Horta

Título: O Chocolate é afrodisíaco?

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 4

777 

Imagem por: Darwin Bell

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 10 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 02:14:38

    Humm, chocolate é tudo de bom! É maravilhoso e quantos benefícios ele têm para nós. Penso que seja mesmo afrodisíaco, pois só de falar nele já sentimos essa sensação de alegria e vontade enorme de comer. Ele nos deixa mais felizes, alegres e com uma baita energia!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdriana dos Santos da Silva

    13-09-2012 às 22:58:03

    Acredito firmemente que o chocolate é afrodisíaco. Estimulam a sensação de prazer, alegria, dá novo ânimo, adoramos quando ganhamos uma caixa ou pode ser até um sonho de valsa, nossa como nos deixa felizes, de bem com a vida. Recomendo um pedaço de chocolate após o almoço todos os dias, você verá que lhe dará mais disposição de fazer as coisas, pois nos dá moleza não é verdade? Que tal um beijo de chocolate? Tchau!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    09-09-2012 às 14:26:27

    A pergunta impõe-se: Quem não gosta de chocolate? Eu adoro chocolate e como sempre que posso. Chega mesmo a ser um vício. Não faço ideia como vou livrar-me dele, pois o meu companheiro detesta ir às compras comigo. Demoro imenso a escolher qual o mais perfeito, aquele que se adequa ao meu dia: branco ou de leite, com amêndoas ou avelãs, 100 ou 150 gramas. Por vezes, nem os cereais de chocolate.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAmélia

    23-07-2012 às 12:12:57

    Sou cozinheira especializada em doces, há mais de 15 anos. Doces, sobremesas, bolos, enfim…. Doces são a minha especialidade. Como aceito opiniões e sugestões, os pedidos são muitos, até porque trabalho muito à base de encomendas. A minha experiencia permite-me que eu assegure que o chocolate é o maior dos pedidos que tenho.
    Independentemente do doce que queiram, a grande maioria das encomendas têm por base o chocolate.
    Brigadeiros, bolos, coberturas, recheios, o chocolate está sempre lá para que os outros saboreiem os meus docinhos. Quanto a mim… bem, eu provo de tudo, mas o vicio do chocolate existe mesmo e nada como molhar a pontinha do dedo no chocolate derretido.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa

    19-07-2012 às 12:46:38

    O chocolate é um dos piores alimentos para quem quer manter a linha. Chocolates sem açucares, de dieta, light, podem tentar inventar de tudo que a resposta será sempre a mesma. Chocolate engorda!
    Apesar desta certeza, uma coisa é certa. O chocolate já foi o meu verdadeiro companheiro em algumas situações. Sou a prova viva que o chocolate acalma o choro compulsivo (como diz a autora). Independentemente daquilo que faça com que isto resulte, o que acontece é que é mesmo verdade. Comer chocolate conforta-nos, seja em barra ou até mesmo num chocolate quente, aninhada no sofá num dia de frio.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAnabela Oliveira

    12-07-2012 às 11:38:25

    Pode ser um estimulante, ou até podem dizer que é um excitante, mas daí a dizerem que é afrodisíaco, é um exagero. Concordo que as características do chocolate possam causar alguma satisfação aos mais gulosos, mas não se pode cair em exageros. O vicio é uma questão de controlo e o estimulo pode ser encontrado noutros alimentos. As laranjas, por exemplo, são alimentos que também excitam. E são bem mais saudáveis.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoEdite

    12-07-2012 às 11:38:04

    Com todos os componentes descritos, é perfeitamente normal que o chocolate possa ser considerado afrodisíaco. Apesar disso, temos de ter consciência que antes de mais, o chocolate é um excitante.
    Os meus filhos são híper-activos e se há coisa que não permito que comam é chocolate. Esta indicação é até muitas vezes dadas pelos médicos, que ao estudarem uma alimentação correta para as crianças híper ativas, os proíbem de consumir chocolate. Componentes como a teobromina e a cafeina tornam-nos ainda mais ativos.
    Apesar de todos estes cuidados, eu confesso que muitas são as vezes que me escondo para trincar uns quantos chocolates.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãotiao

    23-11-2011 às 17:32:47

    eu como e faz efeito na hora e otimo

    ¬ Responder
  • Marta ReisMarta Reis

    08-10-2009 às 10:35:14

    Nem sei o que diga, mas tenho de concordar com a Carla...cura todos os males, sem dúvida!!! Nunca tive dúvidas da sua capacidade afrodisíaca, mas agora já sei a explicação científica da coisa...isto explica tanta coisa =)

    Beijocas, minha escritora favorita!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarla Fonseca

    07-10-2009 às 17:54:21

    o chocolate é bom...!!! Cura todos os males...jokinha grande pa ti amiga ;)

    ¬ Responder

Comentários - O Chocolate é afrodisíaco?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A história da fotografia

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Fotografia
A história da fotografia\"Rua
A história e princípios básicos da fotografia e da câmara fotográfica remontam à Grécia Antiga, quando Aristóteles verificou que os raios de luz solar e com o uso de substâncias químicas, ao atravessarem um pequeno orifício, projetavam na parede de um quarto escuro a imagem do exterior. Este método recebeu o nome de câmara escura.

A primeira fotografia reconhecida foi uma imagem produzida em 1826 por Niepce. Esta fotografia foi feita com uma câmara e assente numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo, tendo estado exposta à luz solar por oito horas, esta encontra-se ainda hoje preservada.

Niepce e Louis –Jacques Mandé Daguerre inciaram em 1829 as suas pesquisas, sendo que dez anos depois foi oficializado o processo fotográfico o nome de daguerreótipo. Este processo consistia na utilização de duas placas, uma dourada e outra prateada, que uma vez expostas a vapores de iodo, formando uma pelicula de iodeto de prata sobre a mesma, ai era a luz que entrava na camara escura e o calor gerado pela luz que gravava a imagem/fotografia na placa, sendo usado vapor de mercúrio para fazer a revelação da imagem. Foi graças á investigação realizada por Friedrich Voigtlander e John F. Goddard em 1840, que os tempos de exposição e revelação foram encurtados.




Podemos dizer que o grande passo (não descurando muitas outras mentes brilhantes) foi dado por Richard Leach Maddox, que em 1871 fabricou as primeiras placas secas com gelatina, substituindo o colódio. Três anos depois, as emulsões começaram a ser lavadas com água corrente para eliminar resíduos.

A fotografia digital


Com o boom das novas tecnologias e com a capacidade de converter quase tudo que era analógico em digital, sendo a fotografia uma dessas mesmas áreas, podemos ver no início dos anos 90, um rápido crescimento de um novo mercado, a fotografia digital. Esta é o ideal para as mais diversas áreas do nosso dia a dia, seja a nível profissional ou pessoal.

As máquinas tornaram-se mais pequenas, mais leves e mais práticas, ideais para quem não teve formação na área e que não tem tempo para realizar a revelação de um rolo fotográfico, sem necessidade de impressão. Os melhores momentos da nossa vida podem agora ser partilhados rapidamente com os nossos amigos e familiares rapidamente usando a internet e sites sociais como o Facebook e o Twitter .

A primeira câmara digital começou a ser comercializada em 1990, pela Kodak. Num instante dominou o mercado e hoje tornou-se produto de consumo, substituindo quase por completo as tradicionais máquinas fotográficas.

Sendo que presentemente com o aparecimento do FullHD, já consegue comprar uma máquina com sensores digitais que lhe permitem, além de fazer fotografia, fazer vídeo em Alta-Definição, criando assim não só fotografias quase que perfeitas em quase todas as condições de luz bem como vídeo com uma qualidade até agora impossível no mercado do vídeo amador.

Tirar fotografias já é acessível a todos e como já não existe o limite que era imposto pelos rolos, “dispara-se” por tudo e por nada. Ter uma máquina fotográfica não é mais um luxo, até já existem máquinas disponíveis para as crianças. Muitas vezes uma fotografia vale mais que mil palavras e afinal marca um momento para mais tarde recordar.

Pesquisar mais textos:

Bruno Jorge

Título:A história da fotografia

Autor:Bruno Jorge(todos os textos)

Imagem por: Darwin Bell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    05-05-2014 às 03:48:18

    Como é bom viver o hoje e saber da história da fotografia. Isso nos dá a ideia de como tudo evoluiu e como o mundo está melhor a cada dia produzindo fotos mais bonitas e com qualidade!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios